-->
Home | Jornal Multimodal | Ministério da Economia participa do G-20 no Japão
Postado em 27 de junho de 2019 | 17:36

Ministério da Economia participa do G-20 no Japão

O secretário-executivo do Ministério da Economia, Marcelo Pacheco dos Guaranys, representará o ministério na comitiva brasileira liderada pelo presidente Jair Bolsonaro na 14ª Cúpula do G20 realizada nesta sexta-feira (28/6) e sábado (29/6) em Osaka, no Japão.

Guaranys estará acompanhado do Secretário de Assuntos Econômicos Internacionais da Secretaria Especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais (Secint), Erivaldo Alfredo Gomes, e do assessor para Assuntos Internacionais do Ministério, Rodrigo Godinho.

Além dos temas permanentes de discussão do G-20, como estabilidade financeira, energia, meio ambiente, clima e desigualdades sociais, serão abordados assuntos que estão na ordem do dia como tensões comerciais entre países e os desafios na reforma da Organização Mundial de Comércio (OMC).

Outros temas de destaque são a cooperação internacional para recuperação de ativos (recursos financeiros retirados de um determinado país por meios ilícitos), regulamentação do comércio eletrônico, transformações tecnológicas e empoderamento da mulher.

No tema saúde, o secretário-executivo participará da reunião conjunta de ministros de Finanças e de Saúde do G-20, na qual deverá ser reiterada a importância dos sistemas universais de saúde em países em desenvolvimento e da sustentabilidade financeira desses sistemas de forma global.

As reuniões anuais do G20 envolvem as 19 principais economias do mundo e a União Europeia, além de alguns países convidados. O grupo é integrado pela África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia, Turquia e União Europeia. Juntos, esses países representam 90% do PIB mundial, 80% do comércio internacional e dois terços da população mundial.

Precursora

Nos dias 8 e 9 de junho, foi realizada a Reunião de Ministros de Finanças e dos Governadores dos Bancos Centrais do G-20 em Fukuoka, no Japão, e o Ministério da Economia foi representado pelo secretário de Assuntos Econômicos Internacionais, Erivaldo Alfredo Gomes, e pelo subsecretário de Finanças Internacionais e Cooperação Econômica, Marco Aurélio Rocha. Foram debatidas questões econômicas globais e de revigoramento de políticas internacionais para o crescimento estável e sustentável da economia.

Fonte: Ministério da Economia


104 queries in 3,355 seconds