-->
Home | Jornal Multimodal | Minério de ferro deve substituir a soja como principal fonte de exportação do Brasil – órgão comercial
Postado em 5 de maio de 2021 | 18:13

Minério de ferro deve substituir a soja como principal fonte de exportação do Brasil – órgão comercial

As receitas de exportação de minério de ferro do Brasil devem aumentar 60% este ano e substituir a soja como a principal fonte de receita cambial do país pela primeira vez em seis anos, disse a Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB) na terça-feira.

A previsão de receita de US $ 41,25 bilhões, juntamente com o potencial recorde de volumes de exportação de soja, significa que o Brasil está a caminho de registrar um superávit comercial geral neste ano de quase US $ 80 bilhões, disse o presidente-executivo da AEB, José Augusto de Castro, à Reuters.

As novas previsões da AEB seguiram os preços em alta e a forte demanda da China. A maior parte das exportações de minério de ferro do Brasil são da gigante da mineração Vale (VALE3.SA) .

“Até agora, só mudei o preço. Pode ser que os volumes aumentem ainda mais”, disse Castro, referindo-se às suas revisões preliminares.

No final do ano passado, a AEB previu que as exportações de minério de ferro em 2021 atingiriam US $ 35,7 bilhões, substancialmente mais do que os US $ 26 bilhões estimados de receitas de exportação em 2020.

Nos primeiros quatro meses deste ano, os preços de exportação do minério de ferro subiram 77,6%, enquanto os preços de exportação da soja subiram 18%, segundo dados do Ministério da Economia.

As exportações brasileiras de minério de ferro alcançaram um preço médio de US $ 129,8 por tonelada em abril, em comparação com US $ 67,6 por tonelada no mesmo mês do ano passado, disse o ministério.

Juntos, minério de ferro e soja representariam mais de 30% das exportações totais do país neste ano, que a AEB estima em US $ 253,6 bilhões.

O Brasil registrou superávit comercial de US $ 10,3 bilhões em abril. No acumulado do ano, o Brasil registrou superávit comercial de US $ 18,3 bilhões, o dobro do superávit de US $ 9 bilhões do primeiro quadrimestre de 2020.

Fonte: Reuters


102 queries in 3,173 seconds