-->
Home | Jornal Multimodal | México abrirá mercado para exportação de arroz beneficiado do Brasil, informam ministérios
Postado em 12 de maio de 2019 | 17:26

México abrirá mercado para exportação de arroz beneficiado do Brasil, informam ministérios

Os ministérios de Relações Exteriores e de de Agricultura, Pecuária e Abastecimento divulgaram na manhã deste sábado uma nota conjunta na qual informam que será aberto o mercado mexicano às exportações brasileiras de arroz beneficiado.

Segundo a nota, a medida foi tomada após a aprovação recíproca dos requisitos fitossanitários para o arroz beneficiado do Brasil e o feijão do México, negociados coordenadamente entre o Itamaraty e a pasta da Agricultura, pelo lado brasileiro, e a Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural do México.

“A decisão reforça a posição do Brasil como um dos dez principais exportadores mundiais de arroz e representa um passo importante para a diversificação das relações comerciais com o México, país com mais de 120 milhões de habitantes, que importa cerca de 80% do arroz consumido no país”, conclui a nota.

Em vídeo publicado em sua rede social, a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, disse que os dois países estão de parabéns pelo acordo. “Acho que os dois países estão de parabéns. Quero aqui dizer da felicidade dos nossos produtores de arroz, principalmente do Rio Grande do Sul, que esperavam por essa oportunidade de exportasr arroz para o México e nós de recebermos o feijão mexicano para completar o nosso prato principal do Brasil, que é o arroz com feijão. Muito obrigado”, afirmou ela, ao lado do representante do governo mexicano.

O secretário da Agricultura e Desenvolvimento Rural do México, Victor M. Villalobos, também disse estar muito contente por fechar o acordo e defendeu o fortalecimento da relação que poderá beneficiar outros produtos.

Fonte: Reuters


103 queries in 4,017 seconds