-->
Home | Jornal Multimodal | Logística é o principal entrave para a produção agropecuária em MT, dizem especialistas e produtores
Postado em 24 de outubro de 2019 | 18:43

Logística é o principal entrave para a produção agropecuária em MT, dizem especialistas e produtores

Mato Grosso é o maior produtor de soja do país. Para esta safra está prevista a produção de 33 milhões de toneladas. O setor é responsável por mais de 50% do Produto Interno Bruto (PIB). Entretanto, segundo a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) toda essa produção esbarra num problema que persiste há anos: o escoamento.

Edeon Vaz, diretor-executivo do Movimento Pró-Logística, explica que o estado tem mais de 30 mil quilômetros de estradas estaduais. Desse total, apenas 6,5 mil quilômetros são pavimentados. E dos trechos asfaltados, muitos estão em más condições de trafegabilidade.

Em nível de municípios, calcula-se que haja em torno de 100 mil quilômetros de estradas vicinais sem pavimento.

A logística, segundo o presidente da Aprosoja, Antônio Glavan, é um dos fatores que encarecem o frete e, consequentemente, a produção agrícola no estado. “É o maior problema, enfrentado pelos produtores da porteira para fora”, afirmou.

De acordo com as avaliações realizadas pelo Movimento Pró-logística, para melhorar este cenário é preciso investir, não apenas em recuperação, mas abertura de novas estradas.

Além disso, segundo o movimento, o estado precisa trabalhar para que as ferrovias sejam concluídas.

Por outro lado, as rodovias federais evoluíram muito nos últimos anos. Segundo ele, os três ‘corredores’: BRs 163, 364 e 158 receberam muito investimento e tem conseguido fazer com que a produção estadual chegue aos portos.

Fonte: G1


102 queries in 6,910 seconds