-->
Home | Jornal Multimodal | Localfrio foca no desenvolvimento de soluções para cargas de projeto
Postado em 7 de outubro de 2021 | 17:05

Localfrio foca no desenvolvimento de soluções para cargas de projeto

Hoje, negócio já representa, juntamente com as operações de terminais refrigerados e de armazenamento, cerca de 35% do faturamento.

A Localfrio investe nas operações de cargas de projeto e anuncia que assumiu as principais etapas da cadeia produtiva de grandes empresas do setor industrial, como a Klabin, por exemplo. Neste e em outros casos a empresa desenvolveu, junto aos clientes, modelos de negócios baseados na integração total de processos e gestão estratégica da operação, gerando, de acordo com a companhia, altos índices de redução de despesas e de prazo de entrega.

“A Localfrio tem apresentado modelos de negócios inovadores aos clientes, sempre buscando trazer novos olhares para a operação logística. É desta maneira que temos agido, proporcionando ganhos de escala e de competitividade aos nossos clientes. Mergulhamos de cabeça no negócio deles e procuramos entender como podemos agregar eficiência estratégica em toda a cadeia de suprimentos. Atuando desta forma, conseguimos reduzir custos em todas as etapas do processo, além de diminuir prazos de entrega”, explica o presidente da Localfrio, Rodrigo Casado.

A companhia divulga que a gestão logística de projetos tem se mostrado um importante aliado como fonte de receitas. Hoje, revela a empresa, o negócio já representa, juntamente com as operações de terminais refrigerados e de armazenamento, cerca de 35% do faturamento da companhia. A intenção é de que até o final de 2025 esse negócio supere os 50% dos ganhos da Localfrio.

“Esse tipo de solução não é mais uma aposta, já é uma realidade. Estamos cada vez mais convictos de que o futuro da logística passará obrigatoriamente pela gestão eficaz da cadeia e de seus processos”, analisa Casado.

Apenas no primeiro semestre, a companhia informa que apresentou um acréscimo de 13% em suas receitas comparando com o mesmo período de 2020. A movimentação de contêineres avançou 21% nos seis primeiros meses do ano, passando de 24.800 unidades para 30.100. Neste ano a Localfrio pretende encerrar o ano com uma alta de 24,5% em relação a 2020.

Outra frente de atuação que tem gerado novos negócios é a de movimentação e transporte de componentes de energia renovável. Nos três anos em que vem atuando nessa modalidade, a companhia computou um crescimento em projetos desse gênero – o volume de negócios com esse tipo de iniciativa aumentou 200%. Este ano a expectativa é uma alta de 90%.

“Estamos participando ativamente de 10 projetos relevantes, o que nos credencia para novas oportunidades. Nossa atuação tem sido muito substancial e estratégica para nossos clientes. Esperamos continuar atuando em mais projetos que demandem nosso expertise”, conta o presidente da Localfrio.

Cliente

A Klabin já colhe os efeitos práticos por ter adotado uma operação logística completa e integrada em parceria com a Localfrio. A produtora e exportadora de papéis para embalagens registrou reduções de custo e de prazo de entrega nas unidades industriais de Otacílio Costa, Lages e Correia Pinto, unidades localizadas no estado de Santa Catarina.

Os resultados começaram a aparecer desde que a Localfrio assumiu as principais etapas da cadeia, desde a coleta do contêiner vazio nos portos, estufagem nas fábricas, integração em pátio intermediário e posterior descida até o porto.

“Nesses locais é exportada parte da produção para a América do Norte, Europa e Ásia por meio dos portos de Itajaí, Navegantes e Itapoá, em Santa Catarina. É uma operação de alta complexidade e que demanda expertise e eficiência. Felizmente temos superados os desafios que nos foram impostos”, conta Casado.

Nessa mesma operação a Localfrio utiliza sua própria frota de caminhões. “Colocamos à disposição 16 rodotrens e 16 cavalos trucados para fazer todo o transporte dos contêineres. É uma operação que exige inteligência e expertise porque precisa estar muito bem sincronizada com a produção, expedição e despacho”, revela o executivo.

Outro aspecto importante desenvolvido nessa operação foi o de incluir um pulmão buffer (pátio intermediário) no município de Lages (SC). “É um terminal pioneiro na região de cerca de 20 mil m² com capacidade estática de 1.200 TEUs. Tem um papel estratégico e determinante dentro dessa operação. Por meio dele, podemos fazer o manuseio dos contêineres e reduzir o tempo da operação. Esse pátio faz uma conexão importante entre o porto e a fábrica, trazendo ganhos substanciais à operação”, completa o presidente.

Além dos ganhos obtidos com a redução de custos e de tempo, a Klabin também contabilizou outros benefícios neste acordo com a Localfrio, como maior disponibilidade de frota, redução de tempo de atendimento na fábrica, diminuição do tempo de expedição e eliminação de problemas de sincronização com a produção, além dos custos com detention.

“Temos 50 profissionais dedicados exclusivamente a essa operação, totalmente qualificados e treinados. É uma grande equipe e que tem nos ajudado bastante a superar os desafios logísticos que nos foram direcionados”, pontua o presidente da Localfrio.

 

 

 

Fonte: Tecnologistica


100 queries in 5,012 seconds