-->
Home | Jornal Multimodal | Izolda Cela recebe representantes do Conselho Nacional das ZPE´s
Postado em 25 de novembro de 2019 | 19:27

Izolda Cela recebe representantes do Conselho Nacional das ZPE´s

A governadora em exercício no Ceará, Izolda Cela, recebeu representantes do Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (CZPE). O encontro, no Palácio da Abolição, marcou o fim da visita dos gestores ao Ceará.

Mais cedo, pela manhã, ocorreu a 27ª reunião ordinária do CZPE. Foi a primeira vez que o encontro dos conselheiros, que conta com representantes dos Ministérios da Economia, da Infraestrutura e do Desenvolvimento Regional, além da Receita Federal do Brasil, foi realizado fora de Brasília.

“Temos uma boa ambiência, isso é uma coisa que sempre destaco porque muita coisa se deve à liderança do governador (Camilo Santana) e à liderança das instituições, é muito importante, mas especialmente pela geração de uma ambiência positiva de compartilhamento. Isso é uma coisa que nos dá a chance de ter algo mais sustentável nessas políticas que são tão desafiadoras”, ressaltou a governadora em exercício.

A ZPE Ceará faz parte do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP) e, atualmente, tem três empresas instaladas: Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), White Martins e Phoenix do Brasil. Em 2018, a freezone cearense alcançou seu recorde com 12,5 milhões de toneladas movimentadas.

Reunião do Conselho

“Nosso conselho esteve reunido para continuar a promoção desse empreendimento, do qual temos certeza que traz grandes resultados não só para o Ceará, mas para toda a sociedade brasileira. Espero que outros projetos dessa natureza possam continuar avançando no Brasil, no sentido de promovermos melhor as zonas de processamento de exportação. Com mais competitividade e maior produtividade, geraremos mais empregos e muito mais desenvolvimento socioeconômico”, disse Gustavo Leipnitz Ene, presidente substituto do CZPE e Secretário Nacional do Desenvolvimento da Indústria, Comércio, Serviços e Inovação.

José de Assis Ferraz Neto, subsecretário-geral da Secretaria Especial da Receita Federal, ressaltou que a região tem uma posição estratégica dentro da importação e da exportação. “É uma área que a natureza oferece por si só a possibilidade de importar matérias-primas que são importantes nos mais variados processos. Pessoalmente, eu não imaginava como é grande e complexa essa área. A organização, o nível em que está de desenvolvimento. Vai ser um benchmarking e a ideia é passar esse modelo de sucesso para as demais ZPEs, que certamente virão com o novo marco regulatório que deve estar chegando no próximo ano”, disse.

Estado estratégico

Com mais de 6 mil hectares de área, a ZPE cearense permite que as empresas nela localizadas operem com benefícios fiscais e liberdade cambial, com pelo menos 80% da produção destinada para exportações.

Para o presidente da ZPE Ceará, Mário Lima, a escolha do Estado para sediar o evento mostra força no cenário do comércio exterior. “Somos a única ZPE em operação há seis anos no País, exemplo de boas práticas que devem ser adotadas por outros estados. Esperamos contribuir para que este setor avance cada vez mais”, destacou Lima.

Referência

Diogo Piloni, secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviários, do Ministério da Infraestrutura, fez um balanço do encontro. “Foi interessante poder ver, de fato, como o Pecém tem alçado grandes voos no que diz respeito à gestão desta Zona. É um exemplo a ser seguido pelas demais ZPEs do Brasil e, enquanto Conselho, viemos aprender um pouco sobre as suas razões de sucesso para que possamos levar essa experiência para outras regiões”, disse.

“A visita de hoje vem num momento muito importante para todos nós do Complexo do Pecém, o momento em que estamos nos preparando para expandir a nossa Zona de Processamento de Exportação. Assim, pretendemos fazer com que vários outros segmentos da indústria venham se instalar na ZPE II, uma nova área destinada a contribuir com o desenvolvimento econômico do Ceará e do Brasil”, ressaltou Danilo Serpa, presidente do Complexo Industrial e Portuário do Pecém.

Fonte: Porto de Pecém


103 queries in 3,618 seconds