-->
Home | Jornal Multimodal | Inédito bitrem dobrável entra em operação no Brasil
Postado em 15 de junho de 2020 | 19:11

Inédito bitrem dobrável entra em operação no Brasil

Bitrem dobrável que começou a rodar no transporte de toras da fazenda da Klabin, no Paraná, tem comprimento variável entre 19 m (carregado) e 15 m (vaz. Empresa enxerga ganhos operacionais com a nova tecnologia.

Klabin acaba de dar início à operação de um bitrem dobrável no Brasil. O implemento, atrelado a um Mercedes-Benz Axor 3344, atua em uma área re reflorestamento da empresa do setor de celulose e papel em Campos Gerais, no Paraná. O equipamento é inédito no País, foi desenvolvido e feito na Austrália e adaptado pela Unidade de Inovação da Klabin.

O bitrem dobrável é destinado ao transporte de toras de árvores. Quando está carregado o equipamento tem 19 metros de comprimento. Com o implemento vazio, é possível recolher uma parte da primeira carreta, que fica sobre o chassi do caminhão. Com isso, o comprimento é reduzido para 15 m. A solução inusitada não reduz a capacidade de carga do bitrem. Mesmo sendo dobrável, o implemento manteve o Peso Bruto Total Combinado (PBTC) igual ao de uma versão convencional de 57 toneladas.

Mesmo sendo dobrável, bitrem tem a mesma capacidade de carga e PBTC de um implemento convencional de 57 t

Bitrem dobrável é único no Brasil

Segundo informações da Klabin, o novo equipamento traz várias vantagens quando comparado ao bitrem tradicional. A mais importante é a agilidade de trafegar na área do plantio, uma vez que o implemento ocupa menos espaço para rodar. Em relação aos modelos tradicionais, o sistema dobrável precisa de uma área muito menor para manobrar.

Isso, de acordo com a empresa, se traduz em melhores condições de direção e aderência em declives, por exemplo. “A Klabin investe constantemente em sistemas e tecnologias visando aumentar a eficiência do negócio e manter seu pioneirismo”, diz o diretor florestal da empresa, José Totti.

Há ganho também no tráfego em rodovias. O novo veículo pode, segundo a Klabin, rodar em maior velocidade média, o que garante ultrapassagens com mais segurança. Outra vantagem é em relação ao custo de operação e manutenção. Quando o bitrem está dobrado, dois eixos e oito pneus ficam erguidos, o que reduz o desgaste de componentes.

Por ora o novo implemento está operando em testes. A Klabin informa que pretende liberar novas áreas que podem dar espaço à plantações de árvores. Isso se traduzirá em aumento da produtividade da companhia.

 

 

Fonte: Celulose Online


103 queries in 6,461 seconds