-->
Home | Jornal Multimodal | Governador do Rio Grande do Sul apresenta potenciais do Estado em seminário no Chile
Postado em 4 de junho de 2019 | 18:33

Governador do Rio Grande do Sul apresenta potenciais do Estado em seminário no Chile

Um Estado com economia forte, mão de obra qualificada, localização privilegiada em relação às principais cidades do Mercosul e aberto a investimentos em diversas áreas. Assim, o governador Eduardo Leite e sua comitiva apresentaram o Rio Grande do Sul na abertura do Seminário Empresarial Oportunidades de Negócios entre Chile e Brasil, nesta terça-feira (4/6). O evento ocorre no centro de convenções da Sociedad de Fomento Fabril (Sofofa), em Santiago.

Na apresentação, Leite reforçou os potenciais do Estado, que tem o quarto PIB do Brasil. O governador exibiu um vídeo institucional e lembrou que o Rio Grande do Sul reúne uma indústria diversificada (líder em biodiesel, indústria de maquinário agrícola e fumo, entre outras áreas), algumas das melhores universidades e parques tecnológicos do Brasil e possibilidades de investimentos em infraestrutura.

“O governo está promovendo uma série de reformas estruturais e privatizações, que levarão o Estado a reduzir consideravelmente o custo logístico. Temos oportunidades de investimentos em estradas, portos e hidrovias, no setor energético (a partir da privatização da CEEE), em saneamento e em outras áreas. Se o Brasil é o principal parceiro comercial do Chile, não tenho dúvidas de que o Rio Grande do Sul é a melhor porta de entrada para vocês”, afirmou o governador.

Mercado estratégico

Antes da exposição do governador, o diretor para Assuntos Econômicos Bilaterais do Ministério de Relações Exteriores do Chile, Felipe Lopeandía, apresentou os benefícios e oportunidades do novo acordo comercial entre o país e o Brasil. “Temos muita possibilidades nascendo a partir do acordo, principalmente para pequenas e médias empresas”, ressaltou.

O presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), Gilberto Petry, destacou a importância de estreitar relações com o país. “O Chile é um pais estratégico para a internacionalização do Brasil e sobretudo para os negócios bilaterais com o RS, tanto no que diz respeito a importações e exportações, quanto em investimentos e cooperação técnica”.

Após as apresentações, haverá discussões sobre as perspectivas da economia chilena em 2019. Também participaram da abertura do seminário o presidente da Assembleia Legislativa, Luís Augusto Lara, os secretários Ruy Irigaray, de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Juvir Costella, de Logística e Transportes, Ana Amélia Lemos, de Relações Federativas e Internacionais, Bruno Vanuzzi, de Parcerias, e o superintendente dos Portos do Rio Grande, Fernando Estima.

Fonte: Portos do Rio Grande do Sul


104 queries in 4,062 seconds