-->
Home | Jornal Multimodal | Funcionária dos Portos faz curso de gestão portuária na França
Postado em 27 de junho de 2019 | 17:19

Funcionária dos Portos faz curso de gestão portuária na França

A bióloga Jaqueline Dittrich, analista portuária concursada da Diretoria de Meio Ambiente da empresa pública Portos do Paraná, participa nas próximas duas semanas do curso Gestão Portuária para Mulheres em Le Havre, na França. As aulas começaram no Institut Portuaire D’Enseignement et de Recherche (Instituto Portuário de Ensino e Pesquisa – IPER).

A colaboradora dos Portos do Paraná é a única representante dos terminais portuários brasileiros a participar do curso. Além dela, integram a turma de 25 mulheres, pelo Brasil, uma funcionária da Secretaria de Portos e três da Agência Nacional de Transportes Aquaviárias (Antaq).

Além das brasileiras, portuárias de países como Camboja, Uganda, República Dominicana, Colômbia, Argentina, Ilhas Maurício, entre outros, também participam do curso em Le Havre.

“Para nós é um orgulho termos uma funcionária capacitada participando desta formação. Temos certeza de que o conhecimento que ela está adquirindo com esta oportunidade vai partilhar e aplicar aqui nos Portos do Paraná. É um excelente investimento”, diz o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.

OPORTUNIDADE – Jaqueline passou por uma seleção interna e foi escolhida entre oito interessadas, das 30 funcionárias do quadro permanente da empresa. Além do currículo, o domínio da língua inglesa (na qual o curso será ministrado) contou pontos para esta oportunidade.

“Pretendo aprender o que vem sendo feito nos portos de fora, entender como eles gerenciam algumas questões, principalmente em relação à interação entre o porto e a cidade”, afirma a bióloga.

Segundo ela, neste primeiro dia já observou que em Le Havre existem vias exclusivas para caminhões em direção à área portuária. “O município francês é um pouco separado da influência do porto. Isso foi muito interessante de ver. Quem sabe não conseguimos aplicar em Paranaguá”.

CURSO – A Portos do Paraná está custeando o transporte. Já a bolsa de estudo – que inclui o curso, a hospedagem, as refeições e uma ajuda de custo diária – é por conta do IPER, em parceria com a International Maritime Organization (IMO).

O curso é exclusivo para mulheres e as aulas serão diárias, de segunda a sexta, até dia 5 de julho, das 9h às 17h30. No cronograma, temas como gestão, estatística, segurança portuária, alfândega, relação porto x cidade, Economia, Meio ambiente, entre outros.

“Hoje vimos um pouco a questão da desigualdade de gênero, não apenas na área portuária, e como isso vem sendo tratado em outros países. O curso é voltado a atender os objetivos da ONU para diminuir essa desigualdade de gênero”, explica a bióloga.

Neste primeiro dia, Jaqueline conta que além dessa explanação inicial sobre o tema, as participantes visitaram o Porto de Le Havre, o segundo da França, em volume movimentado, e o maior em movimentação de contêineres.

Fonte: APPA


102 queries in 6,693 seconds