-->
Home | Jornal Multimodal | EUA abrem mais oportunidades para exportação de cana-de-açúcar em 2020
Postado em 16 de abril de 2020 | 17:53

EUA abrem mais oportunidades para exportação de cana-de-açúcar em 2020

O cônsul geral dos Estados Unidos no Recife, John Barrett, destacou uma boa notícia sobre as relações comerciais entre o Brasil e os EUA: o aumento da exportação de açúcar bruto da cana-de-açúcar para os EUA em 2020. De acordo com o cônsul geral, a produção de cana-de-açúcar é essencial para a economia do Nordeste e existe uma demanda muito forte nos Estados Unidos. “O anúncio de aumentar significantemente a exportação brasileira é um sinal importante da força e do potencial de nosso relacionamento comercial. Fico muito entusiasmado em ver este avanço”, disse John Barrett.

“As relações econômicas entre o Brasil e os Estados Unidos são robustas e mutuamente benéficas. O comércio de bens e serviços dos EUA com o Brasil gerou 105,9 bilhões de dólares em 2019. Nosso comercio bilateral é grande. A agricultura é um elemento muito importante e fico feliz sobre este aumento importante. Os Estados Unidos são o principal destino das exportações brasileiras de bens manufaturados de valor agregado: 55% das exportações são em bens e serviços de valor agregado, o que cria empregos.”, afirmou.

Em Brasília, o Escritório do Representante de Comércio dos Estados Unidos (USTR) anunciou que os EUA aumentaram significativamente a exportação brasileira de açúcar bruto de cana-de-açúcar em 2020. Com efeito imediato, mais de 64.000 toneladas adicionais estão prontas para entrar no mercado norte-americano com uma taxa de imposto reduzida até 30 de setembro de 2020.

Este aumento terá um valor em aproximadamente US $ 34 milhões, representando um aumento de 34% em relação à exportação atual de mais de 152.000 toneladas – a maior alocação desde 2012 e 50% maior do que o próximo país exportador.

“Estou feliz por podermos avançar nossa parceria agrícola, oferecendo mais oportunidades para os produtores de cana-de-açúcar dos estados do Nordeste e do Brasil” , disse o embaixador Todd Chapman, a partir de Brasília.

O novo total de mais de 230.000 toneladas de exportação de açúcar brasileira, com um valor estimado de quase US $100 milhões, será um grande benefício para os 65 mil produtores do Brasil, principalmente os 25 mil produtores de cana-de-açúcar no Nordeste do Brasil. A indústria açucareira brasileira sustenta cerca de 1 milhão de empregos diretos, dos quais 330 mil são do Nordeste.

Fonte: Jornal do Comércio


147 queries in 3,401 seconds