-->
Home | Jornal Multimodal | Docas anunciará nova regra de calado
Postado em 11 de julho de 2018 | 18:37

Docas anunciará nova regra de calado

A Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), estatal que administra o Porto de Santos, pretende anunciar nessa quinta-feira (12), na capital, a sua nova regra de calado – profundidade que os navios podem atingir ao navegarem nas áreas do complexo. O evento será realizado a partir das 15 horas, na sede paulistana do Iate Clube de Santos.

A ideia é que os navios que operam no cais santista tenham um aumento de, pelo menos, 30 centímetros de calado. Assim, poderão transportar mais cargas, ampliando a capacidade operacional do complexo marítimo.

O acréscimo no calado será possível “sem a realização de obras, mas com inteligência”, explicou o diretor-presidente da Docas, José Alex Oliva.

Hoje, pelas regras atuais, propostas para complexos marítimos de todo o mundo pela Associação Mundial de Infraestrutura de Transporte Marítimo (conhecida pela sigla Pianc), há a necessidade de se preservar cerca de 10% da profundidade para garantir a segurança da navegação. No canal de Santos, até que as regras sejam alteradas pela Marinha do Brasil, com os 15 metros de fundura na maior parte de sua extensão, a restrição equivale a 1,5 metro.

Fonte: A Tribuna


145 queries in 2,652 seconds