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Postado em 11 de julho de 2019 | 17:49

DNIT trabalha para liberar trânsito em um dos viadutos da BR-392/RS

A Travessia Urbana de Santa Maria (RS), projeto reconhecido como maior obra de infraestrutura viária da região centro do Rio Grande do Sul, alcançou 73% de execução. Com avanço da obra, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) intensificou os trabalhos no trevo da BR-392/RS, identificado como um dos mais importantes do Estado por fazer a conexão entre a região da produção e o Porto de Rio Grande, além de servir de rota de passagem para Argentina e Uruguai.

No local, o DNIT executa a maior Obra de Arte Especial (OAE) do projeto da Travessia Urbana de Santa Maria (RS). Trata-se de um viaduto em três níveis que, após concluído, segregará o trânsito urbano, do fluxo que utiliza a rodovia tanto para região sul do Estado, quanto para Fronteira Oeste.

Com o fluxo intenso e sem a possibilidade de bloquear o trânsito totalmente para realizar a obra, a Autarquia adotou como estratégia executar o projeto em etapas. Por conta da quantidade de veículos circulando pelo local e que ocasionam picos de lentidão, o DNIT precisa implantar desvios temporários no trânsito. Conforme estudos realizados na fase anterior da obra, a estimativa é de que 50 mil veículos passem pelo trecho diariamente.

Como forma de amenizar os transtornos, os trabalhos no viaduto que ligará as BR-158/RS e BR-287/RS, sentido Santa Maria-São Pedro do Sul, foram priorizados. Dessa forma, o DNIT tem a expectativa de liberar o trânsito por cima deste viaduto até o fim de 2019, diminuindo a quantidade de veículos que necessitam utilizar a rotatória.

A Autarquia reconhece que a obra causa transtornos e, por isso, solicita a compreensão dos usuários da rodovia e da comunidade. O projeto garantirá mais segurança para condutores e pedestres, eliminando pontos de conflitos existentes hoje. Serão executados passeios públicos e todo o trecho será iluminado.

Serviços – A obra consiste na duplicação e na restauração do trecho urbano das BR-158/RS e BR-287/RS, entre o trevo do Castelinho e a ponte sobre o Arroio Taquara. A travessia modernizará as rodovias federais que cortam o município, reconhecido como importante entroncamento rodoviário do Sul do país devido ao posicionamento geográfico.

Fonte: DNIT


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