-->
Home | Jornal Multimodal | DNIT e Confea/Crea realizam reunião de cooperação técnica em Goiânia
Postado em 10 de abril de 2019 | 18:21

DNIT e Confea/Crea realizam reunião de cooperação técnica em Goiânia

O presidente do Crea-GO, Eng. Francisco Almeida, e equipe, receberam, no Plenário do Crea-GO, representantes do Confea, dos Creas do Distrito Federal e do Paraná, além de representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e sua Superintendência Regional no Estado de Goiás e no Distrito Federal.

O objetivo do encontro foi promover a integração das equipes para a construção de um plano de trabalho para a operacionalização do termo de cooperação técnica assinado pelo Sistema Confea/Crea e o DNIT em dezembro de 2018. O acordo tem o objetivo de permitir o compartilhamento de informações entre as partes, a fim de proteger a sociedade, valorizar a atividade profissional, aperfeiçoar a segurança do Sistema, além de otimizar a fiscalização, para tornar mais eficaz o processo de gestão e contratação.

As tratativas para o acordo foram iniciadas em maio de 2018, encabeçadas pelo presidente do Conselho goiano, Eng. Francisco Almeida, que à época era coordenador do Colégio de Presidentes do Sistema Confea/Crea e Mútua (CP). O objetivo é que seja criado um modelo de acordo que possa ser seguido pelos demais regionais, tanto do Sistema Confea/Crea quanto do DNIT. O Crea-GO e o DNIT-GO/DF têm acordo de cooperação próprio desde 2015.

Para o presidente Francisco Almeida, com as informações que podem ser trocadas entre o Sistema Confea/Crea e o DNIT, todo o Brasil será beneficiado. “Uma parceria como esta certamente tornará toda a fiscalização mais eficaz e eficiente, garantindo maior produtividade em menor tempo e com menos custos”, ressaltou. “O DNIT fiscaliza a execução do serviço e o Sistema Confea/Crea, o trabalho do profissional responsável. Essa parceria significa o útil ao agradável”, completou.

O presidente ainda destacou que, em Goiás, o DNIT também terá acesso ao Livro de Ordem Eletrônico implantado pelo Regional goiano, que contribuirá ainda mais com o trabalho do Departamento Nacional. O Livro de Ordem foi demonstrado, durante a reunião, pela líder da Área Técnica do Conselho, Eng. Civ. Kamilla Geanine, que demonstrou o preenchimento do documento, destacando os benefícios que o acesso aos dados que ele contém pode trazer ao DNIT.

Mírian de Fátima Leocádio Gomes, chefe do Núcleo de Novos Negócios e Inovação (NNNI) do DNIT, que conduziu a reunião ao lado do presidente Francisco Almeida, destacou o principal objetivo da reunião. “Queremos definir a equipe técnica responsável pela operacionalização e as funções de cada um, e de que forma começaremos a trocar as informações entre as partes, incluindo questões ligadas à Tecnologia da Informação, ferramentas, mapas etc. Também devemos começar a testar essas aplicações”, frisou.

Além de Mírian Gomes, o DNIT também foi representado por Diogo Pessoa, da Diretoria Executiva; Fausto Emílio de Medeiros, do Comitê Gestor de TI; além de Ganderlan Ferreira e Fabrício Lima, ambos da Superintendência Regional do DNIT em Goiás.

Outros pontos discutidos durante o encontro foram: o levantamento das informações sobre o termo vigente entre o Crea-GO e o DNIT-GO/DF e sua aplicabilidade aos outros Regionais; a interação entre o DNIT e o Sistema Confea/Crea, para troca de dados sobre os profissionais de engenharia que sejam responsáveis técnicos pelos serviços contratados pelo Departamento; a participação de fiscais no levantamento das principais demandas quanto à fiscalização e o Livro de Ordem; além da consulta de Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs) e Certidões de Acervo Técnico (CATs) de profissionais e empresas em processos licitatórios.

Fonte: Crea – GO


105 queries in 4,907 seconds