-->
Home | Jornal Multimodal | DNIT conclui atualização do Programa de Segurança Ferroviária em Áreas Urbanas
Postado em 5 de março de 2020 | 18:26

DNIT conclui atualização do Programa de Segurança Ferroviária em Áreas Urbanas

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) concluiu, em fevereiro, a atualização do Programa de Segurança Ferroviária em Áreas Urbanas – PROSEFER. O objetivo da atualização é aperfeiçoar o método de priorização dos empreendimentos a serem executados pelo DNIT e adequá-lo à disponibilidade orçamentária.

O PROSEFER foi desenvolvido de 2008 a 2011, período em que foram elaborados estudos sobre intervenções em áreas críticas para eliminar conflitos entre a operação ferroviária e as funções urbanas. Foi realizado um levantamento de 5.609 cruzamentos, em 15 mil quilômetros de ferrovias que percorrem 596 municípios, em 16 estados, malha responsável, à época, por 95% das cargas movimentadas no país por este modo de transporte.

Após quase dez anos de vigência, a equipe técnica do DNIT concluiu que o programa necessitava de atualização. Desde meados de 2018, a foram adotadas ações para implementar melhorias na metodologia utilizada para a classificação dos empreendimentos necessários nas ferrovias brasileiras. Este aprimoramento metodológico também faz parte da carteira de empreendimentos estratégicos do DNIT.

Com os conhecimentos adquiridos neste processo, atualmente o DNIT está iniciando nova etapa de melhorias ao PROSEFER, que consistirá em estudar novos pontos de conflitos que não foram contemplados anteriormente e as possibilidades de adequar as soluções de sinalização em Passagens de Nível em todo o território nacional.

Fonte: DNIT


107 queries in 6,065 seconds