-->
Home | Jornal Multimodal | DNIT avança nas ações visando a eliminação de conflitos ferroviários em municípios de Santa Catarina
Postado em 13 de agosto de 2020 | 17:13

DNIT avança nas ações visando a eliminação de conflitos ferroviários em municípios de Santa Catarina

Estudos serão realizados em São Bento do Sul e Mafra. Em cumprimento à meta de resolução de conflitos ferroviários nos meios urbanos municipais, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) avança na licitação para contratar estudos a serem realizados em São Bento do Sul e Mafra, no estado de Santa Catarina. As propostas para seleção da empresa especializada que vai elaborar os estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental (EVTEA) serão abertas nesta quinta-feira (13).

Para eliminar os conflitos ferroviários nestes municípios, a empresa contratada deverá avaliar alternativas como construção de contornos ferroviários, transposições em desnível com segregação da linha, alteração de localização de pátios e instalações ferroviárias e rebaixamento da linha férrea.

A resolução desses conflitos é um dos objetivos do Programa de Segurança Ferroviária em Áreas Urbanas – PROSEFER, desenvolvido pelo DNIT entre 2008 e 2011, período em que foram elaborados estudos sobre intervenções em áreas críticas. O programa foi atualizado este ano, visando aperfeiçoar o método de priorização dos empreendimentos a serem executados e adequá-lo à disponibilidade orçamentária.

Em Santa Catarina, além da contratação de EVTEA, por meio da Diretoria de Infraestrutura Ferroviária o DNIT trabalha em outros empreendimentos: EVTEA para implantação de variante ferroviária nos municípios de Jaraguá do Sul e Guaramirim; Projeto Executivo e processo de licenciamento ambiental para implantação de contorno ferroviário de São Francisco do Sul; Projeto Executivo e processo de licenciamento ambiental para implantação de contorno ferroviário de Joinville.

 

 

 

Fonte: DNIT


98 queries in 3,372 seconds