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Postado em 11 de dezembro de 2019 | 19:16

DNIT avança em obras importantes de Minas Gerais, como a BR-381/MG e a BR-154/MG

As estradas de Minas Gerais receberam muitas melhorias em 2019. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), responsável por administrar 6.393 quilômetros de rodovias – maior malha do país -, avançou em obras importantes, como a da BR-381/MG e da BR-154/MH, e concluiu trechos que há anos estavam em situação ruim, como a BR-365/MG e a BR-367/MG.

Uma das rodovias mais conhecidas no Brasil, a BR-381/MG teve um avanço expressivo em suas obras, o que vai garantir que os lotes 3.1 e 7 sejam entregues totalmente modernizados e duplicados em meados de 2020. Atualmente, 84% das obras dos dois trechos estão concluídos.

Um dos avanços aconteceu no lote 3.1. Em julho deste ano foram liberados 15 quilômetros de pista nova, toda em concreto. O trecho fica próximo à cidade de Antônio Dias, na região Central de Minas Gerais. A ação garantiu o acesso aos túneis de Antônio Dias e Prainha e permitiu que fosse dada continuidade à modernização da pista já existente. Após a conclusão desse processo, o trecho agora liberado passará a ser pista duplicada e os veículos vão trafegar no sentido de Governador Valadares a Belo Horizonte. O trecho que passa por obras agora receberá o tráfego do sentido contrário.

Os demais lotes da BR-381/MG também passarão por obras de modernização e duplicação. Porém, o processo será realizado através do programa de concessão desenvolvido pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Infraestrutura.

Outros destaques são os reassentamentos que vêm sendo realizados pelo DNIT. Através do Programa Concilia BR-381 e Anel, foram atendidas cerca de 120 famílias que viviam de forma precária às margens do Anel Rodoviário de Belo Horizonte.

Todas as famílias receberam residências adequadas, em locais escolhidos pelos próprios beneficiários. Os valores para aquisição das moradias foram suportados pelo orçamento do DNIT. O programa é realizado por intermédio da Superintendência Regional do DNIT em Minas Gerais, com a participação do Ministério Público Federal (MPF), Defensoria Pública da União (DPU), dos representantes da comunidade do Anel Rodoviário (CMAR) e da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), e conduzido pela Justiça Federal.

Entregas – E não é só na região Central de Minas Gerais que temos avanços. O Triângulo Mineiro vai receber, em meados de 2020, uma rodovia novinha. A BR-154/MG, que liga a BR-365/MG, em Ituiutaba, à BR-364/MG, em Campina Verde, será entregue à população, passando a ser um auxílio para quem segue de Goiás a São Paulo.

Até o ano passado, a estrada era de terra. Com isso, tanto turistas quanto caminhoneiros que seguem do Centro-Oeste para o Sudeste do Brasil são obrigados a passar pela BR-364/MG, BR-365/MG e BR-153/MG. Com a conclusão da obra, a BR-154/MG poderá ser uma alternativa para o transporte de produtos provenientes das indústrias produtoras de cana-de-açúcar e de álcool, e das fazendas de gado.

A obra teve o seu início em 2018. Este ano houve um avanço, chegando a 80% da rodovia concluída. Assim, 40 dos 50 quilômetros já estão prontos. A rodovia foi totalmente construída, recebendo pavimentação e pontes sobre o rio da Prata, os ribeirões São Vicente e São Gabriel, e o córrego da Aldeia. A previsão é de que ela seja finalizada em junho de 2020.

Já em junho foi concluída a duplicação da BR-365/MG, na travessia urbana de Monte Alegre de Minas, no Triângulo Mineiro. Foram realizadas adequações da capacidade da via, e implantados dois viadutos, uma passagem inferior, três passarelas metálicas, além da construção de um acesso ao município. Todas as melhorias garantiram segurança aos moradores e aos usuários da via.

No Norte de Minas, a travessia do Rio Rubim, na BR-367/MG, recebeu uma ponte nova. Por anos, uma ponte de madeira ligava os municípios de Jacinto e Almenara. Nela, só um carro passava por vez. Porém, em janeiro de 2019 foi possível iniciar as obras de construção de uma nova ponte. A estrutura foi feita com 130 metros de extensão. Em seis meses, a ponte foi concluída e liberada para o tráfego.

No Sul de Minas, as questões ambientais e de desapropriação tiveram um avanço após a aprovação pelo DNIT do projeto executivo. A partir daí, será possível realizar as obras de melhoria do entroncamento entre a BR-459/MG e BR-383/MG, em Itajubá. O projeto prevê a execução de uma nova ponte sobre o Rio Piranguçu, que vai adequar o trânsito e evitar inundações no local. As melhorias são essenciais para a população não só do município como de toda a região.

Fonte: DNIT


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