-->
Home | Jornal Multimodal | Divulgadas imagens das obras de expansão e modernização do Aeroporto do Recife
Postado em 4 de agosto de 2022 | 17:09

Divulgadas imagens das obras de expansão e modernização do Aeroporto do Recife

O Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre figura entre os maiores do país em número de passageiros embarcados e em volume de cargas. Só neste mês de julho, houve um aumento de 10% no número de assentos nos voos operados no equipamento em relação ao mesmo mês de 2019.

Diante deste cenário, com um investimento global de R$ 1,4 bilhão da Aena Brasil em seus aeroportos, o aeroporto da capital pernambucana passa por uma série de reformas para modernização e ampliação, com previsão de entrega até outubro de 2023.

Assim, a secretária de Turismo e Lazer de Pernambuco, Milu Megale, e o presidente da Empetur, Antonio Neves Baptista, participaram de visita às obras no Aeroporto e apresentação do projeto na sede corporativa da Aena, administradora do equipamento aeroportuário.

“Essa modernização e ampliação do nosso Aeroporto é fundamental para atender com qualidade todos os visitantes e a nossa população. Operamos 39 destinos com uma média diária de 211 voos. Conhecer o Plano Diretor e a capacidade planejada e ver o progresso da obra nos anima a trabalhar ainda mais a promoção de Pernambuco”, afirma Milu Megale.

A área de embarque atual terá um crescimento de aproximadamente sete mil m². O equipamento receberá ainda novas lojas de alimentação, um mini mercado, novas salas vip e auditório, novo sistema de bagagem automatizado, retrofit das esteiras existentes e implantação de uma nova de alta capacidade, novas pontes de embarque e reforma das atuais, pátio e sala de embarque remoto ampliados e um novo píer internacional.

Os fluxos serão melhor sinalizados e mais intuitivos e está prevista a automação do controle de passaportes, com e-gates, e dos acessos ao canal de inspeção, agora com leitura digital dos cartões de embarque, mas adaptável para biometria. Serão mais de 24 mil m² em novas áreas, incluindo o píer internacional reversível.

O aeroporto é conhecido por ter a maior pista de pousos e decolagens do Norte e Nordeste.

“Iremos implantar novas áreas de escape, tornando a operação ainda mais segura. O Aeroporto do Recife já tem também o diferencial de ter o tempo total de viagem menor em relação a outros destinos devido a sua localização estratégica, o que torna a viagem ainda mais atrativa ao passageiro”, comenta Marcelo Bento, diretor de Relações Institucionais e Comunicação da Aena no Brasil, que prevê até dezembro a inauguração de uma nova área para aviação geral.

Em 2021, a Aena investiu R$ 24 milhões com melhorias na iluminação, sinalização, climatização, acessibilidade e nos sanitários.

Segundo o presidente da Empetur, Antonio Neves Baptista, o Recife tem conectividade superior a qualquer outro aeroporto da região. “Temos mais destinos domésticos e estamos conectados a todas as principais cidades do Nordeste e a maioria das capitais do país.”

Além da modernização completa do Aeroporto, serão realizadas a recuperação paisagística da Praça Ministro Salgado Filho, de acordo com o projeto original de Burle Marx, melhorias no trânsito com implantação de sinalização inteligente e construção de novo terminal intermodal.

 

 

 

 

Fonte:  Setur-PE


102 queries in 3,579 seconds