-->
Home | Jornal Multimodal | Diretor-geral do DNIT participa da abertura da 3ª edição da Semana do Planejamento
Postado em 11 de junho de 2019 | 17:27

Diretor-geral do DNIT participa da abertura da 3ª edição da Semana do Planejamento

O diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), general Santos Filho, realizou, nesta terça-feira (11), a abertura da 3ª edição da Semana do Planejamento. O encontro segue até a próxima quinta-feira (13), no auditório térreo da Autarquia, em Brasília, e as diversas palestras e debates com grandes nomes do setor da infraestrutura servirão para discutir todos os modais: rodoviário, ferroviário e aquaviário. O evento contou ainda com a presença de todos os diretores do órgão.

“Entendemos que, ao longo desses três dias, cumpriremos vários objetivos relevantes. Para o DNIT, inclusive, destaco a presença de todos os superintendentes e administradores hidroviários. Essa será uma oportunidade ímpar de potencializar a capacidade de planejamento”, afirmou o general Santos Filho. “Para os demais presentes, eu acredito que será importantíssimo termos essa chance de compartilhar experiências e também de discutir inovações tecnológicas”, finalizou o diretor-geral.

O diretor de Planejamento e Pesquisa (DPP) do DNIT, Luiz Guilherme de Mello, destacou a importância do planejamento em um país tão carente de infraestrutura. “Planejar é realmente é uma arte. Temos que pensar a longo prazo A definição de priorização em investimentos é fundamental para o país no qual os recursos orçamentários são bastante escassos e, por isso, nada mais justo do que investir primeiro naquilo que dá maior retorno para a sociedade”, reforçou o diretor da DPP.

O Seminário também irá discutir as principais ferramentas empregadas na formulação do planejamento de infraestrutura, como as Geotecnologias aplicadas para o planejamento da infraestrutura de transportes. Um recurso que fornece informação espacial com qualidade e agilidade. A inserção destas geotecnologias ultrapassa a mera produção de mapas e possibilita o desenvolvimento e gestão do cadastro georreferenciado do Sistema Federal de Viação.

BIM – A 3ª Semana do Planejamento também terá painéis para mostrar as inovações de uma iniciativa já consolidada em diversos países e adotada no setor de engenharia e construção brasileiro. O Building Information Modeling (BIM), conjunto de políticas, processos e tecnologias que, combinados, geram uma metodologia que projeta digitalmente uma edificação ou instalação, além de ensaiar seu desempenho e gerenciar as suas informações e dados durante todo o seu processo de criação. Por meio dessa tecnologia, é possível planejar e executar a obra com mais qualidade, antecipando problemas, o que contribui para a redução de atrasos e desperdícios.

E o avanço tecnológico vem fomentando um intenso e crescente uso de Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs), que ganham cada vez mais espaço na gestão de infraestruturas. Utilizados no monitoramento de rodovias, ferrovias e hidrovias, para realização de levantamentos e mapeamentos de dados, os drones, como são comumente conhecidos, serão amplamente discutidos em diversos painéis. A tecnologia não apenas permite a realização de trabalhos de alto risco, mas também possibilita a aquisição de diversos conjuntos de dados, tornando as operações mais precisas.

Como em outras edições, estandes de empresas parceiras do DNIT também estarão presentes para apresentar equipamentos, produtos e serviços utilizados pela Autarquia e também inovações do mercado do ramo da engenharia consultiva. Serão mais de 50 painéis, que vão reunir especialistas de empresas conceituadas de todo o país para discutir todas as tecnologias e inovações do mercado.

Fonte: DNIT


143 queries in 3,775 seconds