-->
Home | Jornal Multimodal | Diretor da ANTAQ recebe novo adido da Guarda Costeira junto à Embaixada dos EUA no Brasil
Postado em 11 de julho de 2019 | 17:54

Diretor da ANTAQ recebe novo adido da Guarda Costeira junto à Embaixada dos EUA no Brasil

O diretor da ANTAQ, Adalberto Tokarski, recebeu, na sede da Agência, em Brasília, o novo adido da Guarda Costeira junto à Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, o capitão-de-mar-e-guerra Flip Capistrano. A visita foi de cortesia e serviu como apresentação oficial. O atual adido da Guarda Costeira, capitão-de-mar-e-guerra Pedro Jimenez, compôs a delegação estadunidense.

Para Tokarski, é fundamental a continuidade da relação da ANTAQ com a Guarda Costeira dos Estados Unidos. “É uma relação em que os dois lados ganham. É uma troca de experiências, e essa parceria, se depender de nós, continuará.”

Entre os assuntos abordados durante a reunião, destaque para a área portuária, navegação interior, principalmente na Amazônia, e segurança marítima e nos portos. “Estamos à disposição para discutir esses e outros temas. É uma parceria útil”, disse o diretor da ANTAQ.

Tokarski passou informações sobre o setor portuário nacional. Informou ao novo adido que o país conta com 34 portos públicos, mais de duzentos terminais de uso privado (TUPs), sendo que há mais 60 a serem autorizados. O diretor da ANTAQ destacou que a legislação portuária permite que os TUPs movimentem carga de terceiros, o que dinamizou a logística brasileira.

Foi informado, ainda, que o setor portuário brasileiro movimentou mais de 1 bilhão de toneladas em 2018. “E as perspectivas para este ano são de crescimento”, destacou o diretor da Agência, ressaltando que há uma movimentação de cargas crescente pelo Arco Norte.

Para Capistrano, a relação entre a Guarda Costeira dos EUA e a ANTAQ continuará e “apoiaremos no que for preciso para que o Brasil alcance seus objetivos nas áreas portuária, marítima e de segurança”.

Por fim, Tokarski sugeriu que o novo adido visite a ANTAQ mais uma vez em agosto para uma apresentação sobre a área portuária e a navegação fluvial nacionais de forma mais detalhada.

Fonte: ANTAQ


106 queries in 7,141 seconds