-->
Home | Jornal Multimodal | Datagro reduz em 2,2% previsão de exportação de soja do Brasil em 2020, para 74,3 mi t
Postado em 22 de abril de 2020 | 18:38

Datagro reduz em 2,2% previsão de exportação de soja do Brasil em 2020, para 74,3 mi t

O Brasil deverá exportar 74,3 milhões de toneladas de soja em 2020, estimou nesta quarta-feira a consultoria Datagro, apontando queda de 2,2% na estimativa comparada ao levantamento mensal anterior, após uma redução na projeção de safra.

Ainda assim, as exportações brasileiras da oleaginosa ficariam 0,3% acima das registradas em 2019 pelo país, o maior exportador global do grão.

A ligeira elevação dos embarques nesta temporada ante 2019 acompanha as projeções preliminares para a safra brasileira com a colheita virtualmente concluída, além das taxas positivas de incremento do consumo mundial, apesar da crise gerada pela Covid-19, e as perdas severas da safra 2019 nos Estados Unidos, comentou a Datagro em nota.

Anteriormente, a consultoria havia revisado sua estimativa de safra do Brasil para 121,92 milhões de toneladas, ante 123,62 milhões no levantamento prévio. Ainda assim, a estimativa aponta alta de 2% sobre a safra passada.

“Um importante fator de incertezas vem com o impacto da peste suína africana (PSA) sobre a demanda chinesa de soja e milho. Por conta do abate de boa parte do rebanho suíno, os chineses seguem aumentando a importação de carnes para atender a sua demanda, gerando demanda adicional de farelo e milho nos países fornecedores. Que é o caso do Brasil”, disse o coordenador da Datagro Grãos, Flávio Roberto de França Junior, no comunicado.

Ele citou ainda como fatores de atenção o impacto na economia global gerado pela crise da Covid-19 e sua influência incerta na demanda por alimentos, além da disputa comercial entre China e EUA, “ainda com solução final em aberto”.

A consultoria ainda manteve estáveis as previsões de exportações de farelo de soja e óleo de soja do Brasil, estimando 16,70 milhões de toneladas e 900 mil toneladas, respectivamente.

A estimativa de receita total com exportações do setor recuou para 31,97 bilhões de dólares neste ano, 2% inferior ao fechamento de 2019.

A análise leva em conta as estimativas de preços médios inferiores.

“Essa projeção de cenário de preços mistos para o mercado neste novo ano, mas com predomínio de quedas, está associada à retração parcial na demanda por conta da crise trazida pelo novo coronavírus”, ressaltou França.

Fonte: Reuters


103 queries in 6,587 seconds