-->
Home | Jornal Multimodal | Conheça termos recorrentes dentro da Diretoria de Infraestrutura Aquaviária (DAQ)
Postado em 10 de julho de 2019 | 17:38

Conheça termos recorrentes dentro da Diretoria de Infraestrutura Aquaviária (DAQ)

Dragagem, balizamento e administrações hidroviárias são termos recorrentes dentro da Diretoria de Infraestrutura Aquaviária (DAQ), do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). A DAQ é responsável pela gestão, pela manutenção, pela ampliação, pela modernização, pela construção, pela fiscalização e pela elaboração de estudos técnicos das hidrovias, portos interiores e eclusas.

A dragagem é a obra ou serviço de engenharia que consiste na limpeza, desobstrução ou remoção de material sólido do fundo de rios, lagos, mares, baías e canais. O trabalho é realizado para aprofundar portos e vias com o objetivo de melhorar a navegabilidade.

Já o balizamento é o conjunto de balizas, boias, faróis, entre outros que são utilizados para garantir a segurança da navegação em uma região hidroviária. Ele indica ao navegante as ações para manter-se no canal. Servem para indicar os limites laterais de canais navegáveis, os perigos naturais e outras obstruções, outras áreas ou peculiaridades importantes para o navegante e ainda sobre novos perigos.

No DNIT, além da DAQ, as Administrações Hidroviárias também fazem parte da estrutura aquaviária do país. Elas são responsáveis por implementar as políticas formuladas pela Diretoria Colegiada da Autarquia para o planejamento, administração, manutenção, melhoramento, expansão e operação da infraestrutura aquaviária do Sistema Federal de Viação (SFV). No total, são oito administrações:

AHIMOC – Administração Hidroviária da Amazônia Ocidental
AHIMOR – Administração Hidroviária da Amazônia Oriental
AHINOR – Administração Hidroviária do Nordeste
AHIPAR – Administração Hidroviária do Paraguai
AHITAR – Administração Hidroviária do Tocantins e Araguaia
AHRANA – Administração Hidroviária do Paraná
AHSFRA – Administração Hidroviária do São Francisco
AHSUL – Administração Hidroviária do Sul

Para saber mais sobre os modais de infraestrutura, nos acompanhe nas redes sociais. No Instagram somos @dnit.oficial

Fonte: DNIT


106 queries in 3,194 seconds