-->
Home | Jornal Multimodal | Conheça as tendências em transformação digital na logística para 2021
Postado em 3 de dezembro de 2020 | 19:18

Conheça as tendências em transformação digital na logística para 2021

A tecnologia é umas das principais demandas na logística e conhecer as tendências em transformação digital é vital ao setor. Um dos temas mais falados em 2020 foi a transformação digital na logística. Apesar de não ser exatamente novidade, foi com a pandemia de Covid-19 que as ferramentas digitais se mostraram as melhores saídas para manter em funcionamento as operações logísticas num cenário de adversidades.

Existem muitas novidades em tecnologias digitais para a logística sendo implementadas em todo o mundo. No ano de 2021, que deve ser marcado pela recuperação econômica e pela consolidação das ferramentas digitais, algumas devem ganhar destaque.

Super-redes logísticas

A logística de super-redes é apontada como a próxima configuração das cadeias globais de suprimentos. Ela envolve o estabelecimento de plataformas digitais centralizadoras, capazes de integrar diversas cadeias de suprimentos, com o objetivo de maximizar a eficiência e reduzir os custos.

A tecnologia conhecida como blockchain já é realidade em alguns setores, principalmente nas remessas internacionais. Ela proporciona integração entre todas as partes envolvidas na cadeia de suprimentos, oferecendo rastreabilidade, transparência e até uma moeda unificada, a criptomoeda. De acordo com um levantamento feito pela empresa de logística DHL em fevereiro deste ano, a rastreabilidade do produto desde sua produção, passando por toda a cadeia de abastecimento, é o principal motivo para os gigantes da indústria adotarem o blockchain.

Marketplaces de logística

Fortalecidos pelo crescimento do e-commerce, os marketplaces de transportes de cargas são hoje a face mais popular da transformação digital na logística. O maior exemplo é a plataforma digital Fretelink, que conecta quem deseja transportar sua carga a quem oferece o serviço de transporte.

Além de levantar preços e prazos de entrega, o marketplace de fretes pode oferecer o rastreamento da entrega em tempo real, gerando informação de qualidade tanto para a empresa que contrata o serviço de frete, quanto para seu cliente, solucionando assim duas das maiores dores de cabeça de quem terceiriza o transporte.

Logística sustentável

Organizações de todo o mundo têm se deparado com o desafio de tornarem suas operações mais sustentáveis. Na logística, o foco para 2021 será na redução das emissões de carbono e na diminuição dos resíduos de produção.

São tendências nesse sentido: a maior utilização de combustíveis ecológicos, que são menos poluentes e proporcionam menor nível de ruído, a popularização dos veículos híbridos ou totalmente elétricos, o crescimento do uso de veículos pequenos para as entregas last-mile, além da utilização de ferramentas para a gestão de transporte, que permitem selecionar e gerenciar melhor os parceiros que oferecem esses diferenciais.

Logística omnichannel

A popularização do varejo omnichannel tem forçado a logística a se adaptar a esse modelo de vendas, que utiliza diversos canais ao mesmo tempo e busca uma experiência de compra unificada. Uma grande necessidade do omnichannel  é a agilidade no compartilhamento de informação, o que requer maior integração entre os sistemas de varejistas e de seus provedores logísticos. Com o processo de transformação digital na logística, as empresas devem garantir entregas mais rápidas e conquistar um alto nível de satisfação dos clientes.

Serviços em nuvem

A pandemia de Covid-19 revelou a grande vantagem da utilização de sistemas em nuvem, que permitem o acesso de qualquer lugar, dispensando a presença na empresa para acessar informações e realizar atividades. Incluindo benefícios como confiabilidade, escalabilidade e economia, os sistemas em nuvem têm se tornado cada vez mais populares, principalmente por suas soluções em intercâmbio eletrônico de dados (EDI).

Desse modo, as plataformas em nuvem podem se integrar a diferentes sistemas já implantados nas empresas, permitindo que a troca de informações entre eles seja rápida e segura. Uma tecnologia que tem ganhado cada vez mais espaço é o sistema de controle de transportes da Hivecloud.

Com ele, a empresa consegue gerenciar todos os fretes contratados de um só lugar, integrando seu sistema ao dos parceiros logísticos e aos demais setores da empresa, como financeiro, controladoria e suprimentos. Isso significa maior agilidade e eficiência no relacionamento entre os setores.

Em 2020, as empresas que não estavam preparadas para a transformação digital na logística foram fortemente abaladas pela crise. Já em 2021, veremos essa transformação virar uma realidade cada vez mais presente nas empresas que desejam não apenas sobreviver, mas também crescer no cenário pós-digital.

 

 

Fonte: Mundo Logística


101 queries in 3,242 seconds