-->
Home | Jornal Multimodal | Ceará inspira Governo de Rondônia na operação de ZPE
Postado em 6 de agosto de 2019 | 16:15

Ceará inspira Governo de Rondônia na operação de ZPE

A Zona de Processamento de Exportação do Ceará foi a ZPE escolhida pelo Governo de Rondônia para uma visita estratégica. A comitiva veio conhecer como funciona um distrito industrial composto por empresas que operam com isenção de impostos, liberdade cambial e usufruem de procedimentos administrativos simplificados.

“Estamos num processo de estudo, então essa visita tem o objetivo de nos trazer clareza e principalmente informações para os próximos passos que pretendemos tomar enquanto Governo. Hoje, Rondônia tem um dos principais portos da hidrovia do Rio Madeira. Portanto, possuímos um canal logístico que escoa a produção do nosso Estado, como também de parte da produção da região Centro-Oeste do Brasil. A ZPE é uma possibilidade forte, que pode representar o desenvolvimento de Rondônia. Já temos área, porto e indústria. A questão agora é só como podemos avançar nessa implantação da ZPE” disse o superintendente de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura de Rondônia (Sedi), Sérgio Gonçalves da Silva.

A comitiva, composta também pelo coordenador da Superintendência de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura de Rondônia (Sedi), Clébio Billany; e pelo procurador do Estado de Rondônia, Cássio Bruno Castro Souza; foi acompanhada pelo coordenador de Infraestrutura e Projetos Especiais da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SEDET), Jorge Alberto Sales de Lima, e pela diretoria da ZPE Ceará.

“A ZPE se tornou um exemplo nacional. Essa é a primeira experiência exitosa no Brasil. E o Ministério da Economia tem um interesse todo especial em alavancar as demais ZPEs nos outros estados. Tudo isso dentro de um processo em que as exportações brasileiras representam apenas 1% do comércio mundial”, disse Mário Lima, presidente da ZPE Ceará.

Das 25 zonas de processamento de exportação existentes hoje no Brasil, apenas a do Estado do Ceará está em funcionamento. No próximo dia 30 de Agosto, a área de livre comércio cearense completará seis anos de operação. A ZPE Ceará faz parte do Complexo Industrial e Portuário do Pecém – CIPP.

Fonte: Governo do Ceará


102 queries in 5,090 seconds