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Postado em 5 de janeiro de 2021 | 21:28

Calado máximo operacional da TCP é ampliado para 12,10 metros

Janelas de atracação de navios de até 345 m se tornarão mais flexíveis; perspectiva é expandir capacidade em mais de 140 mil TEUs no ano. A TCP, empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá, teve seu calado máximo operacional ampliado, passando de 11,80 metros para 12,10. Aprovada no último dia 7 de dezembro, a nova medida vale para os berços 217 e 218, podendo ser ampliado para o berço 216. Com isso, os operadores do terminal têm, agora, mais disponibilidade e espaço para embarques.

O diretor Comercial e Institucional da TCP, Thomas Lima, explica que o ganho para os clientes diz respeito às janelas de atracação de navios com LOA (comprimento máximo) de até 345 m, que se tornarão mais flexíveis, deixando o terminal mais competitivo para armadores, importadores e exportadores, e com uma capacidade operacional ampliada em mais de 140 mil TEUs no ano.

“A atratividade de um terminal de contêineres está diretamente ligada à sua produtividade. Com esses avanços, os grandes navios serão operados de forma mais eficaz, e nossos clientes poderão usufruir de uma maior oferta de escalas e espaço para embarques, o que é essencial para o reaquecimento econômico esperado nos próximos anos, e para o nosso pujante agronegócio”, afirma Lima.

Na opinião do executivo, a aprovação do novo calado operacional é mais um passo para transformar o terminal em um hub marítimo, e novos investimentos na infraestrutura marítima são esperados. “Planejamos em conjunto as demais entidades do porto as melhorias de infraestrutura marítima. Isso irá acontecer com a remoção de rochas no acesso principal, revisão da sinalização náutica nos acessos, e com a dragagem dos novos dolfins”, revela.

Objetivos

Para que a ampliação do calado fosse possível, Paranaguá passou por obras de dragagem de aprofundamento, realizadas entre os anos de 2017 e 2018. Em 2020, foram realizadas as aprovações junto a Marinha do Brasil, em um trabalho liderado pela Autoridade Portuária com auxílio da TCP e outros segmentos do porto.

“Durante os últimos seis meses trabalhamos na comprovação da viabilidade do aumento do calado operacional para os grandes navios de contêineres, que se dará de forma gradual ao longo dos próximos meses. Estes avanços são frutos da excelente gestão das Autoridades Portuária, Marítima e de Praticagem, principalmente com relação às áreas de Engenharia e Operações”, diz o diretor Comercial e Institucional da TCP.

Segundo Lima, hoje não há preocupação com apenas um segmento do porto, mas sim, com toda a cadeia produtiva e logística do estado, integrando os principais atores técnicos e institucionais com o objetivo, ressalta o diretor Comercial e Institucional, de tornar Paranaguá o melhor e mais produtivo porto do Brasil.

O executivo destaca, ainda, os ganhos sociais. “Junto com o aumento de capacidade de movimentação de cargas, acompanham o aumento de arrecadação de impostos municipais e outorgas voltadas para o Porto de Paranaguá, havendo consequentemente maior movimentação financeira local, possibilidade de investimentos municipais em infraestrutura, saúde e educação, além de geração de empregos e novos projetos para o porto”, afirma Lima.

 

 

Fonte: Tecnologistica

 


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