-->
Home | Jornal Multimodal | Brasil pode ter novo recorde mensal de exportação de soja em abril, diz Anec
Postado em 15 de abril de 2020 | 18:32

Brasil pode ter novo recorde mensal de exportação de soja em abril, diz Anec

As exportações brasileiras de soja podem alcançar em abril um novo recorde para todos os meses, caso a programação de embarques se confirme e o país possa despachar 14,5 milhões de toneladas para o exterior, avaliou a Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec).

Contando com forte demanda da China e sem problemas nos portos apesar das precauções contra o coronavírus, o Brasil já exportou 4,5 milhões de toneladas da oleaginosa entre 1 e 11 de abril e a programação de navios aponta embarque de mais 4 milhões entre 12 e 18 de abril.

Caso a exportação até o final do mês atinja o volume projetado —um volume que considera também a oleaginosa já embarcada—, o país teria um resultado superior ao visto em março, quando um novo recorde histórico foi marcado, de 13,3 milhões de toneladas, segundo dados da Anec.

A Anec pondera que, por vezes, o total programado não é efetivamente realizado, já que embarques podem eventualmente ser afetados por chuvas, por exemplo.

A associação também ressaltou em um documento divulgado nesta terça-feira que continua atenta aos desdobramentos causados pela pandemia do Covid-19, mas disse que “poucas alterações ocorreram e as operações continuam normalizadas”.

“A ausência de novidades é um fator positivo. Isto demonstra que as exportações brasileiras do nosso setor seguem seu ritmo normal a despeito das contingências que se fazem necessárias para conter a propagação do vírus”, disse.

Fonte: Reuters


105 queries in 4,516 seconds