-->
Home | Jornal Multimodal | Brasil defende recursos para que países em desenvolvimento atinjam metas do Acordo de Paris
Postado em 7 de outubro de 2021 | 18:17

Brasil defende recursos para que países em desenvolvimento atinjam metas do Acordo de Paris

O Ministério da Economia destacou, nesta terça-feira (5/10), que “deposita confiança na Mesa Redonda de Financiamento Privado da COP 26 e na própria COP26 para fornecer recursos financeiros e assistência técnica aos países em desenvolvimento para o alcance das metas do Acordo de Paris”. A afirmação foi feita durante a reunião da Mesa-Redonda de Finanças Privadas da COP26 (COP26 Private Finance Roundtable) pelo secretário especial adjunto de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais, João Rossi.

A 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP26) será realizada em Glasgow, na Escócia, entre 31 de outubro e 12 de novembro de 2021. Durante a COP21, realizada em 2015 na França, 195 países assinaram o Acordo de Paris, compromisso para reduzir a emissão de gases do efeito estufa de forma a manter o aumento da temperatura do planeta abaixo dos 2ºC, e assim combater a crise climática. Este será um dos temas dos debates da COP26, diante da constatação de que o aquecimento está ocorrendo mais rápido do que se esperava, de acordo com relatório sobre o clima, publicado pela ONU em agosto.

Durante o encontro on-line, foi discutido o papel que os Bancos Multilaterais de Desenvolvimento (MDBs) estão desempenhando para apoiar a recuperação econômica dos países em desenvolvimento, a fim de garantir a reorientação dos fluxos financeiros globais para financiar o investimento necessário a fim de cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e as metas de mitigação e adaptação de Paris.

Rossi recordou o papel dos MDBs e do setor privado para permitir o influxo de capital financeiro que viabilize aos países em desenvolvimento atingir as metas do Acordo de Paris. “É importante destacar que, apesar dos esforços empreendidos, ainda há muito a ser feito para alinhar os compromissos dos MDBs e do setor privado com esses objetivos”, salientou.

Os países em desenvolvimento se comprometeram com as metas do Acordo de Paris, mas não têm recursos para alcançá-las. Por isso, segundo o secretário adjunto, é preciso respeitar a velocidade e a capacidade de cada país para atingir seus objetivos, de acordo com o conceito de responsabilidades comuns, mas diferenciadas.

O encontro também abordou a construção de um plano de ação pragmático para alinhar clima e desenvolvimento, além de ajustar os fluxos financeiros com o objetivo de atingir as metas do Acordo de Paris e priorizar o investimento público e privado em setores-chave como infraestrutura, agricultura, bioeconomia, saneamento e tratamento de resíduos. Rossi afirmou que “o Brasil se coloca à disposição de todos nesse esforço coletivo e pede a implementação de um plano de trabalho capaz de garantir os recursos financeiros dos MDBs e da iniciativa privada”.

COP26 e COP26 Private Finance Roundtable

A Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2021, também conhecida como COP26, é a 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas. Está programada para ser realizada na cidade de Glasgow, na Escócia, entre 31 de outubro e 12 de novembro de 2021, sob a presidência do Reino Unido.

A COP26 Private Finance Roundtable é iniciativa no âmbito da COP26 que parte da premissa de que o alcance dos objetivos do Acordo de Paris requer uma transformação significativa dos sistemas financeiros e econômicos globais. Seus objetivos são:

– Estabelecer as bases para um sistema econômico e financeiro global alinhado ao Acordo de Paris;

– Garantir o alinhamento das instituições financeiras ao Acordo de Paris;

– Mobilizar financiamento para a ação climática.

Fonte: Ministério da Economia – ME

100 queries in 5,777 seconds