-->
Home | Jornal Multimodal | Bom Jesus da Lapa ganhará novo aeroporto
Postado em 30 de maio de 2019 | 17:52

Bom Jesus da Lapa ganhará novo aeroporto

Está previsto para junho a publicação do edital de licitação para a construção do novo aeroporto de Bom Jesus da Lapa, com finalização do processo em agosto. Nessa etapa, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Infraestrutura da Bahia (SEINFRA), definirá a empresa que fará a obra do equipamento, cujo projeto já foi concluído e a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) autorizou a implantação. A pavimentação do acesso ao novo aeroporto será feita em, aproximadamente, seis quilômetros da rodovia e ligará o entroncamento da BR-430 ao mesmo. O investimento é de, aproximadamente, R$ 20 milhões.

Localizado em uma nova área patrimonial, o terminal aeroviário visa atender a necessidade para o tráfego com aviação geral e regular, contribuindo com o desenvolvimento econômico da região. Para isso, o projeto inclui a implantação de uma pista de pouso e decolagem com 1.550 m por 30 m de largura. Estão previstas, também, as atividades com aviões cargueiros para contribuir na exportação da produção de frutas para diferentes países.

O município de Bom Jesus da Lapa, no Sertão Produtivo, se destaca pelo turismo religioso, com a participação de fiéis na romaria que leva o nome da cidade e pela presença de parques solares. A cidade com cerca de 69 mil habitantes chega a receber 2,5 milhões de turistas por ano, de acordo com a administração do Santuário de Bom Jesus da Lapa. Sobre a energia renovável, o município possui oito empreendimentos que geram energia elétrica, a partir da fonte solar no Estado.

O secretário de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, destaca que, por conta do envolvimento com a malha urbana e, portanto, das restrições operacionais, não existe a possibilidade do atual aeroporto de Bom Jesus da Lapa operar com a aviação regular. “Um novo equipamento capaz de receber voos comerciais deve ampliar a demanda de visitantes interessados em conhecer o município e a atração de mais investimentos em parques solares fotovoltaicos”.

Fonte: A Tarde


103 queries in 3,230 seconds