-->
Home | Jornal Multimodal | Belenus amplia área de armazenagem com adoção de sistema da Ulma
Postado em 11 de agosto de 2021 | 17:08

Belenus amplia área de armazenagem com adoção de sistema da Ulma

Expansão aumentará em 100% a capacidade de separação de paletes e 50% a de caixas plásticas.

A Belenus, fabricante de parafusos, porcas e peças especiais aprovou a expansão de sua área de armazenagem automatizada no centro de distribuição (CD) de Vinhedo (SP). O projeto foi desenvolvido junto à Ulma Handling Systems e é considerado uma estação de alta performance para atendimento de pedidos de clientes da empresa em todo Brasil e países do Mercosul.

A ampliação do sistema automatizado projetado e implementado pela Ulma em 2004 foi motivado por investimentos recentes na planta fabril que permitiu dobrar a capacidade produtiva da Belenus. “Este projeto, que foi totalmente inovador no segmento de metalurgia em 2004, teve como objetivo apoiar a expansão dos nossos negócios a partir da otimização de processos, aumento da área de estocagem verticalizada e agilizar o preparo de pedidos”, conta o vice-presidente da Belenus, Ézio Ruocco Jr.

De acordo com o executivo, neste segundo projeto a expansão do sistema automatizado proporcionará um aumento da velocidade de separação e a expedição dos produtos, saltando das atuais 250 toneladas diárias para cerca de 400 toneladas diariamente.

Já o presidente da Ulma Handling Systems na América Latina, Marcelo Bueno, destaca que o projeto Belenus é considerado uma continuidade da estratégia de nacionalização da multinacional espanhola depois do projeto Acrilex. “Pela primeira vez na América Latina haverá a maior parte do valor financeiro de equipamentos locais, a uma proporção aproximada de dois terços do valor total em Reais e um terço em Euros.”

O presidente diz ainda que a expansão da área automatizada da Belenus é a mostra que as empresas estão dispostas a investir em logística de alto desempenho com apoio de tecnologia para obter vantagem competitiva em qualquer cenário econômico. “E desenvolver soluções que atendam a setores que tradicionalmente não investem em automação mostra o quanto a Ulma está na vanguarda dos sistemas automatizados”, ressalta Bueno.

Estrutura

Atualmente a Belenus conta com uma área de armazenagem com capacidade para 30 mil paletes e para 60 mil caixas plásticas. A ampliação do sistema automatizado da fabricante de fixadores aumentará em 100% a capacidade de separação de paletes e 50% a de caixas plásticas. Já a capacidade de armazenagem de caixas plásticas no sistema miniload expandirá 40% com a instalação de dois novos corredores.

Está previsto no projeto ainda a instalação de um mezanino a 5 metros de altura para replicar a separação de caixas na cabeceira do subsistema de paletes, além de uma interligação entre este mezanino e o miniload. Dois elevadores de paletes vão conectar o mezanino ao nível do solo, promovendo a flexibilização da entrada e saída dos paletes em qualquer um dos níveis.

“O sistema de transelevadores é vital para o sucesso dos nossos negócios. O objetivo é alcançar a excelência no atendimento aos clientes mantendo um fluxo seguro, rápido e eficiente na armazenagem, separação e expedição dos produtos. Não consigo imaginar a Belenus de hoje, atendendo a mais de 20.000 clientes e fornecendo aproximadamente 50.000 itens sem esta automatização”, afirma Ruocco, vice-presidente da Belenus.

 

 

 

Fonte: Tecnologistica


100 queries in 5,458 seconds