-->
Home | Jornal Multimodal | Aumentos artificiais fazem empresas de Transportes do Paraná se organizarem para soluções do negócios de cargas
Postado em 9 de novembro de 2021 | 17:16

Aumentos artificiais fazem empresas de Transportes do Paraná se organizarem para soluções do negócios de cargas

O Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística do Oeste do Paraná  – SINTROPAR – divulgou uma carta aberta para  informar o que chama de “grave situação que o setor passa e que vem se agravando mais diante dos constantes aumentos tarifários que as transportadoras estão enfrentando”. Em 2021, o segmento, responsável pelo tráfego de mais de 65% de tudo que é transportado no país, está sendo impactado pelas mudanças no cenário macroeconômico. O sindicato relaciona os principais itens que formam o custo das operações de transporte, sofreram elevados aumentos de preços:

  • O óleo diesel, que representa em torno de 46,08% do custo direto, subiu 65,3% no ano;
  • Os juros básicos (SELIC) nos últimos seis meses evoluíram de 2% para 8,5% (projeção para outubro/21). Os spreads bancários também subiram cerca de 2 pontos percentuais;
  • Os preços de caminhões e implementos rodoviários aumentaram mais de 50%;
  • A inflação setorial superou 30% no período.

Este cenário se agrava com a prática cada vez mais difundida pelos usuários de fazer BID’s frequentes e aumentar os prazos de pagamentos, muito longos em alguns setores, enquanto os itens mais relevantes dos custos da atividade são materializados imediatamente (diesel, pedágios, mão de obra, entre outros). O sindicato diz que “a prática de prazos longos vai no sentido oposto dos custos logísticos, já que são sustentados pelos transportadores, que têm menos acesso ao crédito, arcando ainda, com taxas reconhecidamente elevadas”. Além disso, a entidade afirma que “o modelo transfere para os transportadores o ônus de financiamento das vendas, além do elevado custo dos investimentos”.

O SINTROPAR, junto ao Sindicato das Empresas de Transporte de Carga de Toledo – SINTRATOL e o Núcleo das Transportadoras, com apoio da Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Paraná – FETRANSPAR e a Transpocred, irão promover uma palestra com o especialista em transporte e assessor técnico da NTC&Logística, Lauro Valdivia, focada em passar informações vitais para que o transportador saiba como calcular os fretes vigente à situação atual do setor e do país. O evento será realizado nas cidades de Cascavel e Toledo nos dias 23 e 24 de novembro. Associados das entidades possuem desconto para participarem do encontro.

 

 

 

Fonte: Petro Notícias


101 queries in 8,068 seconds