-->
Home | Jornal Multimodal | APM Terminals computa crescimento operacional em Pecém e Itajaí
Postado em 25 de novembro de 2020 | 17:06

APM Terminals computa crescimento operacional em Pecém e Itajaí

Apenas em outubro terminal cearense movimentou 46.705 mil TEUs, enquanto em Santa Catarina volume chegou a 53.500 TEUs. A APM Terminals Pecém (CE) anuncia que alcançou dois recordes seguidos neste ano – em setembro, que havia sido o melhor mês da história, com mais de 41 mil TEUs, foi superado pelo mês de outubro, com 46.705 mil TEUs movimentados. No acumulado do ano, até outubro, o Terminal de Pecém soma 309.051 mil TEUs, 7,9% acima de 2019.

Já no sul, o Terminal de Itajaí cresceu na casa dois dígitos em 2020, mantendo o ritmo dos últimos três anos. Até outubro, o terminal já havia operado mais de 457 mil TEUs, frente os 403 mil TEUs movimentados no mesmo período de 2019, com aumento de 13,4%. A previsão é bater a marca de meio milhão de TEUs até dezembro. Assim como Pecém, Itajaí teve um mês com movimentação aquecida em outubro, com 53.500 TEUs. No acumulado, de 2017 a 2020, o crescimento da APMT Itajaí passou de 200%.

Segundo a empresa, entre os principais motivos pelo crescimento na região Nordeste destacam-se a localização estratégica do porto para cadeia logística dos armadores e clientes finais, as linhas com navios maiores e com maior capacidade de carregamento, a alta do dólar, recuperação econômica pelas datas especiais e a excelência operacional do Terminal cearense.

Os volumes também vieram acompanhados de importantes avanços para APM Terminals Pecém, com o início do recebimento de navios de maior porte, por exemplo. Em agosto, o Terminal recebeu o MSC Shuba B, maior navio a atracar no Estado, com 330 metros de comprimento por 48,2 m de boca.

Quanto à infraestrutura, a novidade foi a inauguração pelo Porto do Pecém do berço 10, o que elevou a capacidade operacional do Terminal Portuário. “Ver os nossos guindastes percorrendo os novos trilhos foi um momento marcante para a APM Terminals Pecém. O novo berço 10 traz uma capacidade adicional de 300 metros, colocando o Pecém dentro de um seleto grupo de Portos na América Latina que podem acomodar os navios New Panamax Vessels com calados de até 15,30 m. O novo berço também otimizará o nosso sistema de janelas de atracação, reduzindo o tempo de espera no fundeadouro”,  pontua o diretor superintendente da APM Terminals Pecém, Daniel Rose.

Operação

De acordo com o gerente Comercial da APMT Pecém, André Magalhães, a recuperação de 2020 foi ainda maior do que imaginado. “Não esperávamos uma recuperação tão forte e tão rápida nesse início de terceiro trimestre. A cabotagem, com as suas seis linhas regulares em Pecém, resistiu bem aos impactos da Covid-19, consolidando-se como solução logística para a região”, explica.

Magalhães destaca também a importância da safra de frutas, como melão, melancia e a uva e manga do Vale de São Francisco, para os mercados de Estados Unidos e Europa como relevantes para os números. “Neste ano, crescemos 17% na exportação de mangas para os Estados Unidos e a APMT operou praticamente 70% de todo o mercado de exportação de mangas do Vale de São Franscisco. Com relação ao melão, já estamos movimentando 100% acima do volume de 2020, graças aos navios maiores e ao grande comprometimento dos armadores com os clientes locais, evitando cancelamento de escala.”

A exportação reefer registrou um salto de mais de 70% em comparação com mesmo período do ano passado, foram mais de 16.800 TEUs operados em 2020, contra 9.900 TEUs em 2019.

Já em Itajaí (SC), a exportação de cargas congeladas e a retomada das importações no segundo semestre ditaram o ritmo do crescimento. Entre os dez maiores portos do Brasil, a APMT Itajaí revela que foi único com crescimento no sentido da importação, de acordo com o Datamar – dados até agosto.

Enquanto isso, no sentido da exportação, entre os dez maiores do país, Itajaí ficou entre os quatro que que tiverem aumento, sendo o que apresentou o maior percentual de crescimento, com 21%, também segundo o Datamar (dados até agosto).

Estratégias

De acordo com o diretor superintendente da APM Terminals Itajaí, Aristides Russi Júnior, há razões diversas para o crescimento. “Podemos citar como exemplos o fortalecimento do dólar e das indústrias, em especial na exportação, mas além disso, tivemos um expressivo aumento da nossa fatia de mercado ampliando nosso market share entre os portos de Santa Catarina, que revela a consolidação da APM Terminals na região, apesar da forte concorrência no Estado”, destaca Russi.

O gerente comercial da APM Terminals Itajaí, Daniel Belisário, reforça ainda os serviços extras oferecidos como atrativos para os clientes. “Nossa equipe desenvolveu produtos para aumentar ainda mais a fonte de receita, permitindo-nos oferecer serviços de valor agregado real aos nossos clientes LSCs, ajudando a otimizar sua cadeia de suprimentos, diversificando nosso portfólio de produtos permitindo-nos aumentar nossos resultados líquidos.”

Já com relação à infraestrutura, Itajaí celebrou em 2020 a inauguração da Bacia de Evolução do Complexo Portuário da Região. Com a nova Bacia, agora o terminal pode receber navios de ate 350 metros de comprimento por 48 de boca e coloca Itajaí na rota dos navios gigantes que trafegam na costa brasileira.

Ainda, com o aumento de movimentação, para melhoria da capacidade operacional, a APMT Itajaí realizou no segundo semestre do ano passado, investimentos em equipamentos de pátio (reach stackers) na ordem de mais de R$ 14 milhões.

 

 

Fonte: Tecnologistica


101 queries in 6,662 seconds