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Postado em 28 de outubro de 2020 | 18:32

ANTT aprova estudos para nova concessão da BR-116/101

Leilão deve ocorrer no segundo trimestre de 2021 e vai injetar R$ 14,5 bilhões nos trechos concedidos. A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aprovou ontem, dia 27 de outubro, os estudos realizados pela Empresa de Planejamento e Logística (EPL) para a nova concessão da Rodovia Presidente Dutra, como é conhecido o trecho da BR-116 que liga as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.

O projeto também contempla a concessão da BR-101 entre os municípios do Rio de Janeiro (bairro Campo Grande) e Ubatuba (SP). Nessas rodovias circulam milhões de veículos diariamente, caminhões carregados em direção aos principais pontos de distribuição de bens e mercadorias, como o Porto de Santos (SP), o Aeroporto de Guarulhos (SP) e as regiões Sul, Nordeste e Centro-Oeste.

Agora, o projeto segue para o Ministério da Infraestrutura, que analisa o plano de outorga e submete os documentos de licitação ao Tribunal de Contas da União (TCU). A aprovação pelo órgão de controle é a última etapa antes da publicação do edital de concessão. A expectativa é que o leilão seja realizado no primeiro semestre de 2021. O novo operador administrará a rodovia pelo período de 30 anos e nesse período serão investidos mais de R$ 14,5 bilhões e gerados 340 mil empregos.

“As melhorias previstas aumentarão a fluidez e segurança nas operações logísticas no trecho. Teremos uma grande quantidade de soluções de duplicação, vias marginais, faixas adicionais, implantação de dispositivos de melhorias, recuperação do pavimento, manutenção e conservação da via ao longo de todo o período de concessão e prestação de serviços aos usuários e inovações tecnológicas”, destaca o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas.

De acordo com a proposta, a nova concessão terá um total de 625,8 quilômetros distribuídos nos seguintes trechos: na rodovia BR-116/RJ/SP são 355,5 quilômetros entre o município de Seropédica (RJ) e o entroncamento com a BR-381/SP-01 (Marginal Tietê), em São Paulo; na rodovia BR-101/RJ/SP são 270,3 quilômetros entre o município do Rio de Janeiro e Ubatuba.

Entre as principais intervenções do projeto está a implantação da nova subida para Serra das Araras, na BR-116/RJ. O trecho de 16,2 quilômetros está localizado entre Piraí e Paracambi, ambos no Rio de Janeiro, e atualmente possui um alto índice de acidentes.

Fonte: Tecnologistica

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