-->
Home | Jornal Multimodal | ANTAQ realiza visita técnica a Itajaí (SC)
Postado em 16 de setembro de 2018 | 17:14

ANTAQ realiza visita técnica a Itajaí (SC)

A superintendente de Fiscalização e Coordenação das Unidades Regionais da ANTAQ, Flávia Takafashi, se reuniu com a diretoria da Superintendência do Porto de Itajaí (SC). No dia anterior, uma comitiva com os fiscais da Agência percorreu as instalações portuárias de Santa Catarina, como São Francisco do Sul, Portonave, o Porto de Itajaí e sua empresa arrendatária, a APM Terminals.

O objetivo principal das visitas técnicas foi saber mais sobre o complexo portuário local. “A ANTAQ tem a obrigação de fiscalizar os portos organizados e em geral suas instalações portuárias onde se deve acompanhar a prestação de serviços, pois se trata de um requisito legal, e assim avaliar, aferir e até sugerir melhorias quando for o caso e assim acompanhar sua funcionalidade. Desde 2015, todos os portos organizados contam com a presença de pelo menos dois servidores da ANTAQ permanentemente em seus postos avançados”, pontuou o chefe da Unidade Regional de Florianópolis da ANTAQ, Maurício Medeiros de Souza, que também acompanhou as visitas.

Na superintendência, foi feita uma apresentação com o objetivo de destacar diversas ações estruturantes em que atualmente o Complexo Portuário de Itajaí está envolvido, entre elas, readequação viária, dragagem de restabelecimento e profundidade, obras de reforço e realinhamento nos berços 3 e 4, com investimentos de R$ 161 milhões.

Outros pontos foram apresentados à comitiva da ANTAQ, como: modelo e proposta de adaptação tarifária portuária ideal para o Porto de Itajaí, atual situação administrativa e financeira, resultados operacionais nos últimos doze meses, plano estratégico de expansão portuária, projeto da via expressa portuária e alienação de áreas não operacionais

Ao término da apresentação na sede da superintendência, a comitiva com os servidores da ANTAQ realizou uma visita técnica às instalações do Porto de Itajaí, tendo como local específico as obras no berço 3 (entregue em dezembro de 2017), e berço 4, previsto para ser concluído e entregue no final do mês de novembro deste ano.

“A ANTAQ vê com bons olhos estas iniciativas da Superintendência do Porto de Itajaí em querer ampliar suas instalações portuárias, e, acima de tudo, temos visto que a autoridade portuária de Itajaí está sempre preocupada em impulsionar suas atividades de movimentação portuária, a exemplo das cargas de exportação cujos valores são bem agregados na concorrência. Vejo que é uma cidade com um porto muito promissor e ainda com grande potencial de crescimento”, afirmou Flávia.

Fonte: ANTAQ

Deixe um comentário:

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*


144 queries in 2,668 seconds