-->
Home | Jornal Multimodal | Acordo do Mercosul com Canadá pode sair em 2019, tratado com UE esbarra em desafio político, diz Itamaraty
Postado em 13 de dezembro de 2018 | 17:03

Acordo do Mercosul com Canadá pode sair em 2019, tratado com UE esbarra em desafio político, diz Itamaraty

Existe expectativa que em 2019 as condições estejam dadas para o fechamento de um acordo de livre comércio entre Mercosul e Canadá, afirmou nesta quinta-feira o diretor do Departamento de Negociações Comerciais Extrarregionais do Itamaraty, ministro André Odenbreit Carvalho.

Sobre acordo do bloco com a União Europeia, ele afirmou tratar-se da negociação mais avançada, com boa parte da tarefa de conclusão de texto normativo já resolvida. Ressaltou, por outro lado, que há um entrave político no caminho.

“Nesse sentido, não são desafios associados a tempo de negociação e sim de conseguir entendimento político que viabilize equilíbrio satisfatório para as duas partes”, acrescentou ele, um dia depois da chanceler alemã, Angela Merkel, ter dito que o tempo está se esgotando para um acordo comercial entre as partes, e que o novo governo brasileiro do presidente eleito Jair Bolsonaro tornará o tratado mais difícil de ser alcançado.

Fonte: Reuters


103 queries in 3,987 seconds