-->
Home | Jornal Multimodal | Acordo comercial com Mercosul é prioridade, diz comissária de Comércio da UE
Postado em 13 de junho de 2019 | 16:38

Acordo comercial com Mercosul é prioridade, diz comissária de Comércio da UE

Selar um acordo de livre comércio com o Mercosul após 20 anos de negociações é a maior prioridade da União Europeia, afirmou nesta quinta-feira a chefe de comércio da UE, Cecilia Malmstrom.

As negociações da UE com o Mercosul, o quarto maior bloco comercial do mundo, se intensificaram desde que as negociações comerciais da Europa com os Estados Unidos foram congeladas após a vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais de 2016.

No entanto, os nervos da UE em relação a uma onda de importações de carne bovina e a hesitação do Mercosul sobre a abertura de alguns setores industriais, como o automobilístico, fizeram com que prazos passassem. Um acordo pode estar próximo, mas fora do alcance.

Comissária de Comércio da UE, Malmstrom disse que não deseja definir um novo prazo, mas acredita que um acordo possa ser fechado durante o mandato atual Comissão Europeia, que vai até o final de outubro.

“Há alguns assuntos complicados faltando – agricultura e alguns outros… Eu acho que há uma janela agora para fechar isso, durante esta Comissão. Eu absolutamente farei o meu melhor. Esta é a prioridade número um agora”, disse ela em evento organizado pelo centro de pesquisa Bruegel em Bruxelas.

Malmstrom disse que os dois lados estavam se aproximando, com ofertas já feitas por produtos agrícolas menos polêmicos.

Em termos de redução de tarifas, poderia ser o acordo comercial mais lucrativo da UE até agora, com a economia potencialmente quatro vezes maior do que para os acordos com o Canadá e o Japão combinados.

“Seria um sinal extremamente poderoso… Por razões econômicas, estratégicas e políticas, tudo fala a favor disso”, disse Malmstrom.

O presidente Jair Bolsonaro disse há uma semana que o Mercosul assinaria em breve um acordo comercial com a UE.

Fonte: Reuters


105 queries in 3,747 seconds