-->
Home | Highlights | ZPE Ceará utiliza tecnologia para ajudar no combate ao Covid-19
Postado em 8 de abril de 2020 | 19:09

ZPE Ceará utiliza tecnologia para ajudar no combate ao Covid-19

A ZPE Ceará – Companhia Administradora da Zona de Processamento de Exportação do Ceará – integrante do Complexo do Pecém, implementou procedimento mais avançado de acesso aos Gates principais da empresa com identificação e verificação de dados através de smartphones com leitura de QR-Code. A medida foi adotada em função do atual cenário global da Covid-19 e busca evitar a proliferação do vírus no País.

Diariamente, transitam pela ZPE Ceará quase 500 caminhões, transportando materiais e pessoas de diversos lugares e o intuito é reduzir o risco de contaminação, como destaca a gerente de Operações da ZPE Ceará, Karina Bzyl. Os agendamentos de entrada e saída de cargas agora são feitos via online, gerando um QR-Code. ”No momento da entrada, a imagem do QR-Code é apresentada pelos motoristas e a leitura do mesmo é feita por celulares utilizados pela equipe operacional”, explica Bzyl.

A leitura dos códigos é feita através da câmera dos smartphones a uma distância de até 4 metros (2 metros a mais que a recomendação sugerida pela OMS) e captada pelo Sica Mobile, app desenvolvido pela ZPE Ceará. Confirmadas as informações e também através dos aparelhos, as cancelas são abertas para entrada na área alfandegada.

O método não apenas agrega agilidade e eficiência às operações como também mitiga ao máximo o contato entre colaboradores da empresa e agentes externos, garantindo a segurança de todos que transitam pelo local.

Segundo a diretora de Operações da ZPE Ceará, Andréa Freitas, a companhia abriga a maior empresa de siderurgia do Norte/Nordeste, a Companhia Siderúrgica do Pecém – CSP, de grande impacto econômico para o Estado, e a White Martins, que fornece oxigênio para os hospitais. “Desta forma, podemos considerar que nossos serviços também são essenciais, não podem ser interrompidos, por isso adotamos todas as medidas necessárias e dentro dos padrões estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para continuar operando” declara a diretora.Code

Outras medidas também adotadas pela empresa também vão no sentido de prevenir casos do coronavírus, como o homeoffice para servidores da área administrativa, o efetivo uso da máscara NF95 na área operacional, rigoroso procedimento de higienização do ambiente de trabalho, a instalação e distribuição de dispensers para álcool em gel de 70%. “Estamos mantendo um diálogo transparente e de conscientização com os nossos colaboradores e as empresas instaladas da ZPE. Este é um momento delicado, mas se cada um fizer sua parte podemos continuar operando, contribuindo com o desenvolvimento do Estado e, o mais importante, garantindo a segurança dos que precisam trabalhar e que possibilitam que outros permaneçam em casa”, finaliza Andréa Freitas.

Fonte: Complexo do Pecém


121 queries in 3,190 seconds