-->
Home | Highlights | Vale anuncia desenvolvimento de locomotiva 100% elétrica e projeta fase de testes
Postado em 29 de julho de 2020 | 17:04

Vale anuncia desenvolvimento de locomotiva 100% elétrica e projeta fase de testes

A Vale e a Progress Rail, empresa da norte-americana Caterpillar, estão desenvolvendo uma locomotiva de pátio de manobra 100% elétrica, movida a bateria, informou a mineradora nesta terça-feira.

A companhia anunciou que a locomotiva deve entrar em fase-piloto de testes ainda neste semestre na Unidade Tubarão, em Vitória (ES). A construção, ainda segundo a Vale, acontece na fábrica da Progress Rail em Sete Lagoas (MG).

“A locomotiva de pátio 100% elétrica faz parte do Programa PowerShift de substituição da matriz energética da Vale por fontes limpas”, disse a mineradora em comunicado, acrescentando que o equipamento, batizado de EMD Joule, também possui menor emissão de ruídos.

De acordo com a Vale, o transporte ferroviário representa atualmente 10% do total de emissões diretas e indiretas de gases de efeito estufa da empresa, que pretende reduzi-las em 33% até 2030.

“Se a tecnologia se mostrar viável, os equipamentos elétricos poderão contribuir para reduzir as emissões das ferrovias”, afirmou a mineradora.

As baterias da locomotiva terão capacidade de armazenamento de 1,9 megawatts-hora (MWh), expansível até 2,4 MWh, com possibilidade de operação por até 24 horas sem recarregamento.

 

 

Fonte: Globo


119 queries in 3,909 seconds