-->
Home | Highlights | Terminal de carga de Petrolina registra recorde na exportação
Postado em 19 de abril de 2017 | 19:16

Terminal de carga de Petrolina registra recorde na exportação

No primeiro trimestre deste ano, o Terminal de Carga de Petrolina (Teca) do Aeroporto de Petrolina teve um crescimento de 215% em relação ao mesmo período de 2016. Para se ter noção, mais de 555 toneladas de mercadorias foram exportadas de solo brasileiro através do terminal. Enquanto que, no primeiro trimestre do ano passado, foram registradas apenas cerca de 176 toneladas.

E não para por aí: a movimentação de passageiros também aumentou. Na mesma comparação da primeira, o crescimento foi de 14,7% – foram mais de 127 mil embarques e desembarques ante os 111,4 mil do ano passado.

O salto no número de envios para fora do País, segundo o superintendente do aeroporto de Petrolina, Moyses Barbosa, se deve à regularidade do cargueiro desde o início do ano. Mas, principalmente, ele atrela o sucesso ao esforço de fidelização de clientes estratégicos para o setor de carga.

Já em relação a circulação de pessoas, ele acredita que a razão esteja atrelada a modernização das salas de embarque e desembarque que ocorreu em 2013. Os espaços, por exemplo, dobraram e triplicaram – respectivamente – de tamanho. Isso, consequentemente, aumentou a capacidade para 1,5 milhão de passageiros por ano.

Os principais itens exportados a partir do Teca são frutas. Como manga, mamão, uva e limão – as duas últimas com menor representatividade. O que torna possível esse transporte são os três mil metros quadrados de área e as seis câmaras de armazenamento, além das três antecâmaras e dois túneis de resfriamento. Atualmente, o aeroporto pernambucano recebe a empresa Cargolux – a qual opera um boeing – semanalmente, sem interrupções.

Aeroporto
Atualmente, o aeroporto pernambucano conta com uma frequência semanal da empresa Cargolux, que opera com um Boeing 747-400 e, diferentemente de anos anteriores, não teve interrupção do cargueiro, que normalmente ocorre no início do ano. Em 2016, para se ter uma ideia, a temporada da empresa foi iniciada em 2 de março.

A movimentação média diária é de seis pousos e decolagens comerciais regulares, de três companhias aéreas (Avianca, Azul e GOL). Os destinos dos voos que partem de Petrolina são: São Paulo – Campinas e Guarulhos, Recife (PE) e Salvador (BA).

Fonte: Folha de Pernambuco

Deixe um comentário:

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*


149 queries in 5,179 seconds