-->
Home | Highlights | Suape sedia reuniões para implementação do Port Community Systems
Postado em 26 de janeiro de 2020 | 18:48

Suape sedia reuniões para implementação do Port Community Systems

Foi dada a largada para implementação do Port Community Systems no Porto de Suape. Nesta quinta e sexta-feira (23 e 24), aconteceram as primeiras reuniões com os atores da operação portuária em Suape para colocar em prática o PCS. Liderados pelo presidente de Suape, Leonardo Cerquinho, e pelo responsável do PCS no Brasil, John Edwin Mein, os encontros serviram para explicar as funcionalidades do projeto e também engajar a comunidade portuária à nova tecnologia que já é realidade em vários portos do mundo.

O PSC é um software capaz de integrar todos os atores que fazem parte da operação portuária, otimizando tempo e reduzindo custos. A implementação do software será feita em até 42 meses. Suape está entre os quatro portos do Brasil que vão receber esse sistema. Os outros são Santos, Paranaguá e Rio de Janeiro.

“A implantação dessa tecnologia é um importante passo para Suape. Esse é apenas o início de um longo trabalho de implementação da plataforma que mudará de vez a rotina de quem faz parte das operações portuárias”, afirmou Leonardo Cerquinho.

O primeiro dia de reunião foi destinado aos atores da cadeia logística do Porto de Suape como representantes da praticagem, do Sindicato dos Despachantes Aduaneiros do Estado de Pernambuco (Sindape), Decal, Localfrio, Agência Marítima, entre outros.

Já nesta sexta-feira (24), estavam presentes membros dos órgãos anuentes que fazem parte do comércio exterior como Anvisa, Antaq, Receita Federal e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA.

O PCS é viabilizado pelo Prosperity Fund, fundo de investimento britânico para países em desenvolvimento, e diminuirá o tempo de importação e exportação de produtos, reduzindo para dois dias a importação e, para um dia, as exportações nos portos brasileiros.

Fonte: Suape


118 queries in 3,382 seconds