-->
Home | Highlights | Soja vai puxar aumento da área plantada no Brasil na próxima década, diz ministério
Postado em 29 de julho de 2020 | 17:03

Soja vai puxar aumento da área plantada no Brasil na próxima década, diz ministério

A soja vai puxar o aumento de área plantada na próxima década no Brasil. A projeção do Ministério da Agricultura é que sejam ocupados mais 9,7 milhões de hectares com o grão até 2030, totalizando 46,5 milhões de hectares, e que a produção chegará 156,5 milhões de toneladas.

A soja lidera, portanto, a estimativa de que a área plantada de grãos crescerá 16,7% até a safra 2029/2030, ultrapassando os 76 milhões de hectares cultivados.

Mas, levando em conta as lavouras perenes e a produção de frutas e hortaliças, a área total plantada deverá subir de 77,7 milhões de hectares, em 2019/20, para 88,2 milhões em 2029/30.

Acompanhado a evolução da soja, a área de milho segunda safra deverá crescer 4,1 milhões de hectares. A cana-de-açúcar deve ganhar mais 1,2 milhão de hectares. O número ultrapassa o acréscimo de 10,5 milhões de hectares totais porque algumas culturas utilizam a mesma área em épocas diferentes.

Algumas lavouras, no entanto, deverão perder área. É o caso do café, mandioca, arroz, laranja e feijão. A redução deve ser compensada por ganhos de produtividade.

A expansão de área de soja e cana-de-açúcar deverá ocorrer pela incorporação de áreas novas, áreas de pastagens naturais e também pela substituição de outras lavouras que deverão ceder área.

“O Censo Agropecuário 2017, dá uma indicação onde isso deve acontecer, ao mostrar a expansão de áreas de lavouras temporárias em terras de pastagens Naturais. A área de milho segunda safra deve expandir-se sobre áreas liberadas pela soja, no sistema de plantio direto”, diz relatório divulgado hoje.

 

 

Fonte: Valor

 


181 queries in 5,164 seconds