-->
Home | Highlights | Setor portuário mais otimista com retomada da economia
Postado em 7 de novembro de 2019 | 20:02

Setor portuário mais otimista com retomada da economia

Alguns setores econômicos começam a registrar mais atividade. Um deles é o setor portuário, que está investindo de olho na expansão da demanda para exportação. No ano passado, foram autorizadas 14 obras portuárias que juntas somam R$ 10,7 bilhões e, neste ano, mais seis orçadas em conjunto por R$ 3,1 bilhões.

Essas tendências do transporte aquaviário estão sendo debatidas no evento Portos e Costas 2019, que acontece no Il Campanário, em Jurerê Internacional, numa iniciativa da empresa Atlântico Sul, de Florianópolis, especializada em projetos logísticos litorâneos.

O evento trouxe para a Capital executivos de portos, empresas de engenharia e empreiteiras europeias que estão entre as líderes mundiais em dragagens, por exemplo. Segundo o empresário Maurício Torronteguy, sócio da Atlântico Sul e idealizador do evento, esse setor de obras registra um ritmo maior de atividades desde o início do ano. Há início de projetos tanto para portos de carga, quanto para terminais turísticos e portos de rios, com no Tapajós, que está deslocando parte da logística de grãos do Centro-Oeste para o Norte do Brasil, via porto do Pará.

Segundo ele, a atividade portuária brasileira sofre porque enfrenta maior carga tributária e o Brasil segue com fraca internacionalização da economia. O país responde por apenas cerca de 1% do comércio mundial.

Fonte: NSC Total


116 queries in 3,920 seconds