-->
Home | Highlights | Porto liberado para navios com maior capacidade de carga
Postado em 3 de maio de 2020 | 14:27

Porto liberado para navios com maior capacidade de carga

A partir desta semana, o Porto de Vitória começará a operar com navios mais carregados. As manobras testes foram aprovadas pela Marinha e comunicadas hoje, pela Capitania dos Portos, à CODESA.

A liberação das novas profundidades dos 8 km do Canal, da bacia de giro e dos berços encerra um ciclo iniciado com a dragagem e complementado com a nova sinalização náutica concluída pelo Porto e também aprovada pela Marinha neste mês.

Manobras

De acordo com o diretor de Infraestrutura e Operações da CODESA, João Cunhalima, os testes serão divididos em três etapas. A primeira, na próxima semana, constará de quatro manobras de saída e outras quatro de entrada, para calados entre 10,67m e 11,50m.

O diretor informou, ainda, que duas embarcações já estão confirmadas para os testes que contarão com dois Práticos a bordo, em cada navio. “O Porto, os Práticos, os terminais e os agentes portuários já estão se preparando”, antecipou Cunhalima.

As segunda e terceira etapas também terão oito manobras cada, de entrada e saída, para calados entre 11,50m e 12m e entre 12m e 12,50m, respectivamente. No total serão 24 manobras: 12 de saída e 12 de entrada de navios com maior capacidade de carga.

Ganhos

Essa maior capacidade, segundo o diretor de Planejamento e Desenvolvimento da CODESA, Bruno Fardin, deverá representar um aumento de 20%. Ou seja, as embarcações poderão chegar ou sair do Porto de Vitória com 20% a mais de carga.

“Atualmente o Porto movimenta em torno de 7 milhões de toneladas / ano e poderá chegar a 8,6 milhões de toneladas / ano com esse aumento de capacidade” , pontua Fardin. Para a CODESA, este é o fechamento de um ciclo de investimento em infraestrutura e ao mesmo tempo, o início de uma nova etapa de crescimento.

Fonte: CODESA


119 queries in 6,260 seconds