-->
Home | Highlights | Porto de Suape e Autoridade do Canal do Panamá assinam acordo de cooperação
Postado em 25 de junho de 2019 | 18:31

Porto de Suape e Autoridade do Canal do Panamá assinam acordo de cooperação

O Governo de Pernambuco, por meio do Complexo Industrial Portuário de Suape, assinará um acordo de cooperação técnica com a Autoridade do Canal do Panamá (ACP), na Cidade do Panamá, para aumentar o nível de desenvolvimento e atrair maiores oportunidades para o Porto de Suape. Participam do ato o secretário de Desenvolvimento Econômico, Bruno Schwambach, o presidente de Suape, Leonardo Cerquinho, e o diretor de Planejamento e Gestão de Suape, Francisco Martins. O documento que será assinado prevê uma aliança de cooperação para alcançar objetivos comuns.

“Estamos buscando parceiros internacionais que tenham operações com grandes portos e grandes armadores. O Canal do Panamá é um deles, onde pretendemos fazer uma sinergia muito boa, tendo em vista a conexão que ele faz entre o Pacífico e costa leste da América do Sul. Então, vamos atrás desses parceiros para o Porto de Suape e para Pernambuco, mostrando todo o nosso potencial”, comentou o secretário.

“O acordo com o Canal do Panamá será muito positivo para o Porto de Suape, pois vai viabilizar novas rotas marítimas internacionais, vislumbrando o nosso segundo terminal de contêineres. Isso se refletirá em aumento na movimentação de cargas e incremento nos negócios do porto”, explicou Leonardo Cerquinho.

A expansão do canal foi inaugurada em 26 de junho de 2016 e, desde então, houve um impacto nos padrões de negócios em todo o mundo. O alargamento do Canal mudou a navegação pelas rotas internacionais que ligam o Pacífico, o Atlântico e o Golfo do México, alterando a lógica do tráfego marítimo e atingindo os mercados nas Américas Central e do Sul. Nesse contexto, o Porto de Suape tem um enorme potencial para se consolidar como um hub port, não só pela localização como pela infraestrutura que possui, atraindo as cargas de grandes navios da Ásia que passam pelo Canal.

No acordo, que terá validade de dois anos, as partes se comprometem a empreender iniciativas conjuntas como esforços de mercado para a propagação dos benefícios resultantes da expansão do canal e da interconexão que oferece a localização estratégica do Porto de Suape na rota marítima. Também prevê o intercâmbio de informações no desenvolvimento de estratégias de comercialização; realização de estudos conjuntos sobre áreas de interesses; partilha de informações sobre melhorias e/ou esforços de modernização com objetivo de aumentar a demanda ou evolução dos serviços de transporte; além de poderem compartilhar experiências de sustentabilidade.

No Canal do Panamá, os gestores vão visitar as instalações do canal. Do lado do Pacífico, vão conhecer o Centro de Visitantes de Miraflores, localizado ao lado das eclusas Panamax, de onde poderão ver os navios em trânsito e visitar seus showrooms de quatro andares que mostram a história, a biodiversidade, a operação e o significado internacional da hidrovia. No lado do Atlântico, a visita será ao Centro de Visitante Águas Claras, onde estão as novas eclusas do Canal. Por elas, passam navios que podem transportar mais de 14 mil TEUs.

No dia 25 de junho, o grupo pernambucano fará uma visita aos três maiores terminais de contêineres do Canal do Panamá com o objetivo de divulgar o Tecon 2 de Suape. Pela manhã, está prevista uma ida às instalações do Terminal Internacional de Manzanillo, que é um dos principais portos de transbordo da região e operado pela SSA Marine. No início da tarde, será realizada uma visita ao Porto de Balboa (Panama Ports Company), no lado do Pacífico. A PPC é uma subsidiária da Hutchinson Ports, administradora dos portos de Cristóbal e Balboa, localizada nas duas extremidades do Canal, servindo como uma rede de distribuição para as rotas comerciais do Atlântico e do Pacífico.

A programação será encerrada com uma ida às instalações da PSA Panamá, no Porto de Rodman. A PSA Panamá opera desde 2010 e é uma subsidiária da PSA International, um dos principais grupos portuários do mundo, com participação em cerca de 40 terminais em 16 países da Ásia, Europa e Américas.

Sustainability Week 2019 IDB Invest

De 24 a 28 de junho, na Cidade do Panamá, ocorre a Sustainability Week 2019 IDB Invest (Semana de Sustentabilidade do Banco Interamericano de Desenvolvimento). No evento, estão previstas rodadas de negócios com o setor privado, onde o secretário e o presidente de Suape se encontrarão com executivos responsáveis por Parcerias Público-Privadas (PPPs) para discutir oportunidades e a participação do BID em projetos estratégicos para Pernambuco.

Sobre a Autoridade do Canal do Panamá (ACP)

A Autoridade do Canal do Panamá (ACP) é uma entidade legal autônoma da República do Panamá encarregada da operação, administração, gestão, preservação, manutenção e modernização do Canal do Panamá, bem como atividades e serviços relacionados para que o Canal possa operar de maneira segura, contínua e eficiente.

Fonte: Porto de Suape


122 queries in 3,161 seconds