-->
Home | Highlights | Porto de Itajaí completa um ano de desembarques de veículos importados da montadora General Motors
Postado em 10 de junho de 2019 | 19:08

Porto de Itajaí completa um ano de desembarques de veículos importados da montadora General Motors

Neste final de semana, 08 e 09 de junho, o Porto de Itajaí comemorou um ano das operações de desembarques de veículos importados da montadora General Motors (GM-Chevrolet), pelo sistema Roll On Roll Off.

A primeira atracação “teste” aconteceu em 09 de junho de 2018, quando foram desembarcados 500 veículos do modelo Cruise a bordo do navio de bandeira do Panamá, APOLLON HIGHWAY. Com as atracações deste final de semana, navio GENERAL SAN MARTIN (800 veículos), e o navio CALIFORNIA HIGHWAY (442 veículos), o somatório de ambos foi de 1242 unidades, totalizando em um ano de operações 21 atracações de navios, e alcançou a marca de 25.778 veículos importados pela montadora General Motors/Chevrolet desembarcados pelo Porto de Itajaí.

Na sexta-feira, (7), o navio de bandeira liberiana – GENERAL SAN MARTIN, de 180 metros de comprimento por 32 de boca (largura), que pertence ao Armador K-Line, trouxe a bordo 800 veículos modelo CRUZE totalizando 1.028.510 quilos. A embarcação partiu do Porto de Zarate, na Argentina e atracou no berço 03 (porto público), às 19:30 horas de sexta-feira. Suas operações iniciaram às 20:30 horas do mesmo dia e encerraram durante o sábado. Sua desatracação aconteceu às 18:30 horas seguindo roteiro marítimo para o Porto de Rio de Janeiro (RJ).

Já na manhã de domingo, 09, às 09:30 horas, também atracou no berço 03 (porto público), o navio de bandeira do Panamá, CALIFORNIA HIGHWAY. Medindo 200 metros de comprimento por 33 de largura (boca), trouxe a bordo 442 veículos modelos TRACKER E EQUINOX totalizando 643.821 quilos. O navio partiu do Porto de Altamira no México e sua desatracação ocorreu às 20:00 horas partindo para o Porto de Lima, Peru.

De acordo com informações da Gerência de Operações da Superintendência do Porto de Itajaí, as operações se transcorreram dentro do cronograma de desembarque com uma movimentação em média de 70 a 90 veículos por hora. Todos os trabalhos de deslocamento de veículos foram realizados por equipes de trabalhadores portuários avulsos (TPAs) de categorias diferenciadas, utilizando-se do recinto alfandegado do porto público.

Esse tipo de movimentação em portos é conhecido pelo sistema ROLL ON ROLL OFF – quando os veículos são conduzidos para fora do navio e encaminhados para uma área primária do porto.

Desde novembro de 2018, a APM Terminal passou a atender com frequência quinzenal navios do tipo ROLL ON ROLL OFF, para a importação de veículos. Em outubro o contrato foi assinado com a APM Terminals para a vigência de um ano, após a fase de operações testes em Itajaí com linhas marítimas de diferentes países, entre eles os Estados Unidos, México, Brasil e Argentina.

“Para nós, todo esse empenho em solidificar esse tipo de movimentação de cargas, no caso de veículos, nos preenche de orgulho e satisfação. Em um ano receber 21 navios deste porte, nos reflete o quanto o Porto de Itajaí é importante para esse tipo de operações. Neste mês em que Itajaí está de aniversário, este serviço prova o esforço e capacidade dos trabalhadores portuários, e que acima de tudo caracteriza a pujança do nosso porto”, lembrou Volnei Morastoni – Prefeito de Itajaí.

A montadora GM – Chevrolet, é pioneira no Brasil no seguimento de transporte marítimo de veículos e o Porto de Itajaí tem histórico associado a estas operações de cargas ROLL ON – ROLL OFF quando nas décadas de 1980, 1990 e 2000, operaram com os principais Armadores que atuam nessa área.

De acordo com informações da Gerência de Operações do Porto de Itajaí, mais uma atracação com veículos da GM está programada para este mês, podendo ocorrer no dia 17 de junho. Com o próximo desembarque, o Porto de Itajaí pdoerá ultrapassar a marca de mais de 27 mil veículos da montada GM.

“O Porto de Itajaí já é uma referência quanto as operações Roll on Roll off, e certamente nos credencia para cada vez mais nos qualificarmos no mercado portuário do país. Assim como a General Motors, o Porto de Itajaí está apto a receber novas companhias de veículos importados para utilizarem do mesmo serviço deste tipo de operação”, acrescentou Fábio da Veiga– Superintendente do Porto de Itajaí.

Fonte: Porto de Itajaí


164 queries in 3,229 seconds