-->
Home | Highlights | Ocyan vence licitação e sonda Norbe IX é recontratada para a Petrobras
Postado em 13 de julho de 2021 | 17:05

Ocyan vence licitação e sonda Norbe IX é recontratada para a Petrobras

A sonda é a segunda a renovar contrato neste ano. Toda a frota da empresa segue com contratos ativos. A Norbe IX, uma das cinco sondas de perfuração em águas profundas da Ocyan, foi recontratada pela Petrobras, por um período de 1.095 dias. O novo contrato de afretamento e serviços entra em vigor a partir do início da operação da unidade, previsto para o primeiro trimestre de 2022, alguns meses depois do encerramento do atual contrato da Norbe IX com a Petrobras, que teve duração de dez anos. Toda a frota da Ocyan, incluindo cinco sondas próprias e os dois FPSO da joint venture Altera&Ocyan, seguem com contratos ativos.

“A nova conquista consolida a excelência operacional da empresa que teve em 2020 um ano histórico com resultados excepcionais de performance e segurança. Temos construído uma trajetória de eficiência e maturidade na operação de sondas de perfuração no Brasil”, comemora Heitor Gioppo, vice-presidente da Unidade de Perfuração da Ocyan.

A Norbe IX é uma plataforma de perfuração com posicionamento dinâmico capaz de operar em lâmina d’água de até 3.048 metros e perfurar poços até 12.195 metros. A sonda foi construída em 2011 e apresenta operação em alto nível. Em 2020, teve destaque por ter alcançado a marca de 6 anos sem acidentes com afastamento a bordo em agosto do ano passado.

Características
Tabela

A sonda venceu a licitação para contratação de equipamentos com capacidade para operar em 3 mil metros de lâmina d’água em águas brasileiras.

Entre o final do atual contrato e o início do novo, a embarcação deverá passar por um período de manutenção e de adequação para atender às exigências deste novo contrato.

Liderança feminina

Duas das principais lideranças da Norbe IX, a Rig Manager, Clarisse Rodrigues, e uma das comandantes, Carla Malafaia, são pioneiras em suas respectivas posições no Brasil, ainda sendo minoria na indústria. Na equipe de mais de 170 integrantes da sonda, 12 mulheres se destacam por terem conseguido superar o estereótipo masculino do setor. Elas representam 6% do time, mas a Ocyan busca aumentar essa quantidade de mulheres a bordo nos próximos anos.

Terceiro contrato do ano

O novo contrato com a Norbe IX é a terceira conquista consecutiva da Ocyan em 2021. Em janeiro, a Norbe VIII, outra sonda da empresa, também foi recontratada pela Petrobras, na qualidade de operadora e representante do Consórcio de Libra (Petrobras, Shell, Total, CNODC e CNOOC), por um período de 425 dias a contar a partir do início da operação, previsto para julho de 2021. Em fevereiro, a vitória foi da área de Manutenção e Serviços Offshore, que venceu a licitação para manutenção das plataformas de Merluza e Mexilhão. Este contrato entrou em vigor no fim de fevereiro e tem validade de três anos, podendo ser renovado por mais dois. Para executá-lo, inicialmente serão mobilizados cerca de 220 integrantes para o projeto, no entanto, a previsão é de atingir um pico de contratações de até 700 profissionais para realização destes serviços, ainda neste ano.

 

 

 

Fonte: Portos e Navios


163 queries in 4,368 seconds