-->
Home | Highlights | Obras viabilizam escalas de navios com 367 metros no Porto de Itaguaí
Postado em 8 de março de 2020 | 16:43

Obras viabilizam escalas de navios com 367 metros no Porto de Itaguaí

Obras realizadas no Porto de Itaguaí (RJ) permitem que o complexo marítimo passe a receber navios tipo New Panamax, com 367 metros de comprimento e 52 metros de boca (largura). As escalas dessas embarcações foram liberadas em reunião na última terça-feira (3), entre representantes da Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ, que administra o porto), da Marinha do Brasil e da praticagem local.

Esta classe de navios pode transportar até 14 mil TEU (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) e, com as obras feitas nos berços de atracação, esses navios podem operar com um calado máximo (distância da linha d´água até a parte de baixo do casco do cargueiro) de 15,4 metros.

Segundo a CDRJ, a vinda desses navios e o consequente fluxo de cargas favorece Itaguaí, diferenciando-o de outros complexos portuários da Costa Leste da América do Sul.

Para viabilizar este calado, foram feitas dragagens na área de manobra do porto, na bacia de evolução e nos berços do terminal. Simulações de atracação também foram realizadas no Instituto Marítimo de Tecnologia e Pós-Graduação (Mitags), nos Estados Unidos.

Fonte: A Tribuna


122 queries in 3,240 seconds