-->
Home | Highlights | Navio tanque americano foi o primeiro a transportar contêineres
Postado em 7 de dezembro de 2017 | 18:25

Navio tanque americano foi o primeiro a transportar contêineres

Há 61 anos, uma revolução começava a ocorrer nos portos do mundo. Ela teve início em 26 de abril de 1956, nos Estados Unidos, quando um navio-tanque, o Ideal, navegava com 58 contêineres em seu convés (que foi adaptado para a operação).

Era o primeiro transporte marítimo de contêineres, criados pelo empresário Malcom Purcell McLean (1913-2001).

O grande trunfo da invenção foi conseguir padronizar e unitizar a operação de cargas gerais.

Antes, as mercadorias eram movimentadas em navios em sacarias ou caixas de madeira (das mais variadas dimensões), o que acabava retardando o trabalho. Com o contêiner, carregando todos esses produtos em seu interior, a atividade ganhou agilidade, o que, em última análise, permitiu uma redução dos custos dos transportes.

Não é por acaso que muitos pesquisadores consideram que a criação do contêiner e a consequente diminuição dos custos logísticos das cargas foram os primeiros passos para o processo de globalização da economia.

Para se ter uma ideia do impacto dessa nova operação, antes de sua utilização em massa, a partir da década de 50, 5 mil toneladas condicionadas em caixas de papelão ocupavam todo um cargueiro.

E o embarque durava de 7 a 8 dias. Hoje, essa mesma quantidade pode ser carregada em 200 contêineres de 40 pés, que são carregados para bordo em até 2 horas, considerando os níveis de produtividade dos terminais conteineiros atuais. Segundo dados do Governo Federal, no Brasil, cerca de 40% das “caixas metálicas” transportadas pelos portos passam por Santos, líder neste tipo de operação e um dos 40 maiores complexos marítimos do mundo nessa atividade.

Fonte: A Tribuna

Deixe um comentário:

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*


148 queries in 3,026 seconds