-->
Home | Highlights | Mesmo com livre comércio, carro mexicano não ficará mais barato no Brasil
Postado em 21 de março de 2019 | 18:20

Mesmo com livre comércio, carro mexicano não ficará mais barato no Brasil

Brasil e México agora possuem livre comércio para automóveis e autopeças. Isso significa que não há mais cotas de importação e exportação entre os dois países. Mas o que isso muda, na prática, para o consumidor?

“Num primeiro momento, não vai mudar muita coisa, porque o Brasil não estava usando todas as cotas”, disse José Luiz Gandini, presidente da Abeifa, a associação das importadoras de veículos.

“Uma ou outra empresa ficava no limite [das cotas]. Mas, no geral, sobravam muitas cotas”, completa Antonio Megale, presidente da Anfavea, a associação das fabricantes de veículos.

Os presidentes de duas das entidades mais importantes do setor automotivo, Anfavea e Abeifa, também concordam que o fim das cotas não deve tornar o carro mexicano vendido no Brasil mais barato.

O sistema de cotas, em vigor desde 2002, previa que veículos e peças importados dentro de um determinado valor não pagassem impostos de importação, desde que respeitassem uma porcentagem de conteúdo local.

Apenas o excedente seria taxado, o que estava longe de acontecer, segundo as entidades.

Migração de investimentos?

O que poderia ser uma boa notícia para a indústria nacional, acabou se tornando motivo de preocupação para as filiais brasileiras.

“O México é de 30% a 40% mais competitivo do que a gente. Eles vencem em vários fatores, como custo trabalhista, simplificação tributária, logística, custos de insumos”, completou.

A Anfavea acredita que se a indústria mexicana é mais eficiente, o Brasil corre o risco de ter o setor enfraquecido no futuro. “O livre comércio pode, daqui algum tempo, fazer com que os investimentos migrem” falou Megale.

Segundo dados do Ministério da Economia, o Brasil já ficou em desvantagem diante do México em 2018, exportando menos do que importando: US$ 2,12 bilhões em compras e US$ 1,4 bilhões em vendas.

A Anfavea vê com bons olhos os acordos de livre comércio, mas acredita que eles devem ser acompanhados de melhorias em setores como tributação e logística, para colocar a indústria nacional em condições reais de brigar por investimentos e ter um maior volume de exportações.

“Somos a favor da liberação, mas isso deve vir de forma paralela à melhoria de competitividade. Isso até agora não aconteceu”, disse.

Para Ricardo Bastos, diretor de assuntos governamentais da Toyota, o livre comércio com o México faz do país da América do Norte um “concorrente” na briga por investimentos e novos produtos. “Acompanhamos os riscos. O acordo é sempre dos dois lados, mas sempre existe a possibilidade de exportar”, falou.

Do ponto de vista das importadoras, Gandini também pede uma carga menor de impostos. “Não conseguimos brigar com os nacionais. O Brasil precisa abrir o mercado, mas precisa também reduzir o imposto de importação. Os incentivos acabam com o mercado”, afirmou.

Quem produz em cada país?
Atualmente, a Kia só possui fábrica no México. Audi, BMW, Fiat Chrysler (FCA), Ford, Chevrolet, Honda, Mercedes-Benz, Nissan, Toyota e Volkswagen têm fábricas nos dois países.

Destas, apenas FCA, Ford, Chevrolet, Nissan e Volkswagen importam modelos mexicanos para o Brasil. Veja abaixo os veículos que importados do México:

Audi Q5
Dodge Journey
Fiat Ducato
Ford Fusion
Chevrolet Tracker
Chevrolet Equinox
Kia Cerato
Nissan Sentra
RAM 2500
Volkswagen Jetta
Volkswagen Tiguan Allspace
Além destas fabricantes, a japonesa Mazda tem uma fábrica no México, e poderia ser beneficiada com o livre comércio em um possível retorno ao país.

Gandini, no entanto, acha isso pouco provável, ao menos neste momento. “Mesmo sem imposto de importação, o carro ainda ficaria caro para trazer”.

Dificuldade com conteúdo local
Além do fim das cotas, o acordo comercial teve outra mudança, o aumento da exigência de conteúdo regional em carros e peças. O índice aumentou de 35% para 40%, medida que pode dificultar a chegada de alguns componentes.

“Talvez o México tenha alguma dificuldade neste sentido, principalmente para peças”, diz Megale. No caso dos veículos, o presidente da Anfavea acredita que todas as fabricantes cumpram essa exigência. O mesmo vale para os veículos feitos no Brasil e exportados para o país parceiro.

Fonte: G1


122 queries in 5,133 seconds