-->
Home | Highlights | Lista completa para uma importação aérea de sucesso
Postado em 26 de outubro de 2021 | 17:01

Lista completa para uma importação aérea de sucesso

A importação é uma estratégia para quem quer expandir os negócios. Destaque no setor, o modal aéreo vem sendo bem visto devido sua agilidade e segurança na entrega. Está pensando em trabalhar com esse serviço? A lista completa para uma importação aérea de sucesso foi pensada para você. Para ser bem-sucedida, o primeiro passo é conhecer os pontos positivos e negativos do modal, o segundo é contar com uma logística estruturada.

A importação aérea é uma opção para envio de cargas por aeronaves, geralmente aplicadas para cargas de maior valor agregado. Em comparação aos navios, que atualmente são os mais utilizados no processo de importação, o serviço oferece vantagens como agilidade, capacidade de rastreio, maior estrutura e cobertura. Em contrapartida, o custo normalmente é elevado e há restrições para alguns envios. Os benefícios são válidos para você?

Se a resposta for sim, é hora de seguir para o segundo passo. Uma logística estruturada, com conhecimento de todos os detalhes que envolvem o processo desse modal, é fundamental para uma importação lucrativa e livre de erros. A seguir, na lista completa para uma importação área de sucesso, você confere todas as dicas e sugestões de quem trabalha diretamente com o modal. Se ainda restar dúvidas, é orientado contar com auxílio de uma empresa especializada no serviço.

PAX ou CAO?
Logo no início do processo, você terá que escolher o tipo de frete para o envio. Já ouviu falar em PAX ou CAO? o Pode anotar essas siglas, elas serão responsáveis pelo valor final e o tempo de entrega da sua exportação. Por isso, não poderiam ficar de fora da lista completa para uma importação área de sucesso. O PAX (Passenger Aircraft) é o serviço mais utilizado. Os produtos são enviados em voos comerciais, no compartimento de cargas da aeronave. Mas, precisam estar enquadrados nos requisitos impostos pelo IATA (International Air Transport Association). Esse frete tem limite de peso e altura e proíbe mercadorias classificadas como perigosas. Para as encomendas que não podem ser enviadas pelo PAX, é indicado o voo cargueiro, conhecido como CAO (Cargo Aircraft Only). No cargueiro, a disponibilidade de espaço é maior, pois não divide espaço com bagagem dos passageiros, as quais tem prioridade em relação as demais cargas.

Além disso, há ainda o adicional do prazo de entrega, com duas opções: o “express”, que as encomendas são preferencialmente despachadas nos voos, mas contam com um valor maior. E o “standard”, que o custo é menor, mas não são prioridades nas entregas.

Lista completa para uma importação área de sucesso: autorização prévia
Você estará importando para o Brasil, por isso é importante o conhecimento da legislação brasileira. No caso da importação para o nosso país, o processo começa antes da entrada na aeronave. Alguns produtos exigem autorização prévia de órgãos específicos. É o exemplo de armas, remédios e produtos perecíveis. Fique atento. Se ignorar essa etapa, há grandes chances de a encomenda ser bloqueada no aeroporto até a autorização ser providenciada. Além de uma multa inicial, ainda haverá o prejuízo de um valor acrescentado por cada dia que a mercadoria ficar apreendida.

Uma importação tecnológica
Na área de comércio exterior, os sistemas são fundamentais para o controle eficiente dos processos de importação e exportação. No Brasil, com o embarque concluído, a companhia aérea faz o registro das mercadorias no sistema e, logo que o avião pousar, é adicionado o dia, a hora e o terminal que irá ficar com as cargas. Há mais de 25 anos o sistema utilizado é o Siscomex Mantra. Mas, acompanhando o avanço tecnológico, o CCT virá para substituir com principal objetivo de aumentar a segurança, simplificar os controles e eliminar burocracias. Quando lançada, a ferramenta será responsável pela operacionalidade do transporte junto a cadeia logística. Os benefícios serão redução nos prazos de importação e exportação e consequente otimização nos custos das mercadorias. Estar atualizado também é importante e faz parte da lista completa para uma importação área de sucesso.

Você está lendo sobre lista completa para uma importação área de sucesso.

Atenção as datas comemorativas
Se não quer pagar mais caro no seu processo de importação aérea, saiba que as datas escolhidas também influenciam no valor final. Pouco conhecia, a expressão “Peak Season” significa alta temporada e é utilizada para indicar quando a procura está maior que a oferta. É a mesma lógica de quando as lojas aumentam os preços próximo a feriados como Natal ou Dia das Mães. As consequências da alta temporada são aumentos nos valores dos fretes e, muitas vezes, até falta de espaço nos transportes. Estar atento aos períodos que geralmente ocorrem essa subida evita dores de cabeça e um bom dinheiro. A dica é evitar importações no Natal e Ano Novo, nas férias no meio do ano na Europa, e feriados como Independência dos Estados Unidos em julho e o feriado Chinês em fevereiro.

Conte com auxílio de uma empresa
Percebeu que qualquer erro na operação pode resultar grandes prejuízos para a empresa? Se ainda não se sentir 100% seguro e com conhecimento em cada processo, a orientação é sempre optar pelo auxílio de uma empresa especializada em transporte aéreo. Procure por profissionais experientes e processos bem alinhados para garantir o sucesso na execução da operação.

 

 

 

Fonte: Assessoria


119 queries in 4,488 seconds