-->
Home | Highlights | Ibama quer debater aparições de baleias em Santos
Postado em 3 de julho de 2019 | 19:07

Ibama quer debater aparições de baleias em Santos

Em período migratório, da Antártica para o Arquipélago dos Abrolhos, ao sul do litoral do estado da Bahia, as baleias jubarte passam pelo litoral da Baixada Santista e, cada vez mais, têm sido observadas por moradores e turistas em águas da região (foram quatro até o momento). A presença anima especialistas, mas acende um alerta para os riscos gerados ao canal de navegação do Porto de Santos e para o próprio animal.

Para afastar qualquer desses perigos, a agente ambiental federal do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Ana Angélica Alabarce, convocou uma reunião com diversas autoridades para discutir o assunto.

A expectativa é que a reunião ocorra ainda na primeira quinzena deste mês, considerado o auge da passagem das baleias. “Vamos tentar ver como podemos agir. Temos que estar preparados, porque isso está ocorrendo e não é normal”.

Entre as autoridades convidadas para a reunião estão representantes da Marinha, da Codesp, das polícias Federal e Ambiental, além do GBMar, das secretarias do Meio Ambiente de Santos e Guarujá. Ministério do Meio Ambiente, Dersa, Praticagem também estão na lista.

Ao mesmo tempo que os avistamentos animam os especialistas, devido a um aparente aumento populacional da espécie, Ana aponta que “não se pode parar o porto a todo momento. É um risco para elas e para a navegação. (Na reunião) veremos a criação de um protocolo de responsabilidades”. A agente do Ibama destaca que o período migratório vai de junho a setembro, entre a ida para Abrolhos o retorno para a Antártica.

Fonte: A Tribuna


158 queries in 2,746 seconds