-->
Home | Highlights | Exportação do mel é caminho para sustentabilidade do setor
Postado em 11 de junho de 2019 | 18:14

Exportação do mel é caminho para sustentabilidade do setor

Içara, que já foi considerada a capital nacional do mel, atualmente produz 290 toneladas ao ano com 14 mil colmeias. “Vivemos um momento de baixa na produção de mel”, explica o engenheiro agrônomo da Epagri de Içara, Luiz Fernando Búrigo Coan. A exportação como uma das possibilidades para melhorar os preços foi amplamente debatida no seminário do setor realizado na Agromel na manhã deste sábado, dia 8. “Importante estarmos sempre atualizados com informações que possam nos ajudar a manter a qualidade dos nossos sistema de produção e qualidade do produto”, ressalta o apicultor Moacir Sidney da Conceição.

“Estamos passando um processo difícil na apicultura, no entanto mantemos a expectativa positiva que haja uma melhora nos próximos anos”, vislumbra o empresário Agenor Castagna. “Nosso município vem se desempenhando muito forte na questão da apicultura. Apesar de haver uma queda, nós temos investimentos e esse encontro é importante para que nossos produtores possam elevar seus conhecimentos e incrementar a qualidade”, destaca o secretário municipal de Agricultura, Valdelir Darolt.

“O mel pode até não gerar um desenvolvimento econômico de destaque no momento, mas acaba elevando e divulgando o nome da cidade para todo estado e todo país e a caracterização como a capital estadual do mel deve cada vez mais ser aprofundada e evidenciada”, pontua o vice-prefeito Sandro Giassi Serafin (MDB). Atualmente, Içara conta com 75 apicultores associados, dos quais, 40 fizeram parte do seminário.

Produção em SC acima da média nacional

O mel produzido em Santa Catarina já venceu cinco títulos de melhor do mundo no congresso da Federação Internacional de Associações de Apicultores (Apimondia). As razões para o sucesso da apicultura catarinense são tão numerosas quanto as medalhas conquistadas pelos produtores do Estado. Tudo começa com as condições geográficas de Santa Catarina, que garantem não só um produto de qualidade superior como uma produtividade por quilômetro quadrado mais de 12 vezes acima da média nacional.

Ao todo, Santa Catarina tem 9 mil famílias rurais trabalhando com abelhas e 323 mil colmeias. O Estado tem a melhor produtividade do país, uma média de 68 quilos por quilômetro quadrado contra cinco quilos no restante do Brasil. De acordo com a edição mais recente do Inventário da Apicultura Catarinense, de 2016, 289 municípios catarinense têm alguma produção de mel. Os maiores produtores são, nesta ordem, Bom Retiro, Içara, Urubici, Santa Terezinha, Fraiburgo, São Joaquim e Anitápolis.

Fonte: Canal Içara


122 queries in 3,042 seconds